Baixada Fluminense recebe ‘Caravana Produção Cultural da Juventude’ do RioCriativo

image

Retrato do descaso e da violência, não é novidade que a Baixada Fluminense sofre com problemas na área de educação, saúde e cultura. Mas, apesar de todas essas questões, a região surpreende pela criação de movimentos culturais que vão dando uma nova identidade a cada um de seus municípios. É fato que a internet teve um papel fundamental nessa conexão e abriu novas possibilidades culturais para os seus habitantes.De olho nessa nova forma de produzir, consumir e distribuir cultura, o projeto Rio Criativo chega a Baixada Fluminense para inaugurar mais um canal de experiência para a população local. De 25 até 27 de junho, a Caravana Produção Cultural da Juventude vai estacionar no Complexo Cultural Nova Iguaçu – Teatro Sylvio Monteiro, para promover três dias de oficinas gratuitas.

É urgente entender que o aumento da produção cultural nas periferias é uma realidade. E essa transformação não aconteceu por acaso, ela reflete, na verdade, as oportunidades surgidas na era digital, que permitiu a essa população empreender no ecossistema da cultura, driblando a crise, e movimentando a economia do País atraindo investimentos privados e públicos. Importante ressaltar que o Brasil é o segundo país do mundo em tempo de conexão. Cada vez mais conectados, os jovens usam a rede para assistir vídeos, ouvir músicas e utilizar as mídias sociais. E 93% consomem seus conteúdos nos celulares.

Mas para empreender em um mundo cada vez mais rápido, imprevisível, complexo e ambíguo, não basta improvisar e seguir o fluxo. É necessário conhecer o contexto, articular comparceiros, saber estruturar negócios e pensar estrategicamente. É preciso entender a cultura como negócio, desde o básico até as principais tendências do momento. É dessa forma que empreendedores conseguirão tornar seus negócios potentes. Foi essa a maneira encontrada por quem está atuando na cena cultural da Baixada Fluminense. E é com o propósito de abrir ainda mais esse olhar dos produtores locais de cultura que a Caravana Produção Cultural da Juventude fará a próxima parada em Nova Iguaçu.

Os temas das seis Oficinas da Caravana Produção Cultural da Juventude são: Cultura é negócio: novas formas de produzir; Cultura em rede: produção e captação de recursos;Planejamento financeiro para nunca ficar no vermelho; Planejamento estratégico em cultura; Criando o modelo do seu negócio e Prepare seu projeto cultural. Cada oficina dispõe de 120 vagas e as inscrições podem ser feitas no link  riocriativo.com/agenda

O Rio Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Oi. No ciclo 2018/2019, é operado pelo Templo.cc, um hub de inovação. O projeto tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração.  As atividades oferecidas pelo Rio Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.

Essa Caravana tem apoio das Prefeituras de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados e ainda do Sebrae e Rede do Bem.

Serviço:

Caravana Produção Cultural da Juventude

Datas: 25, 26 e 27 de junho (terça, quarta e quinta)

Local: Complexo Cultural Nova Iguaçu / Teatro Sylvio Monteiro

Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro (Rua do cartório)

Horários: das 9hs às 13hs  e das 14 às 14hs

Oficinas Gratuitas: 120 inscrições por oficina no site riocriativo.com

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW