Sequelas dos agrotóxicos causam preocupação em Magé

Publicado em:

Por

d25c79c1053621f9092113a715ce9c7db5c3a6b5

Mais uma coleta para exame de colinesterase foi realizado nos agricultores do distrito agrícola de Magé nesta quinta (29), na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cachoeira Grande. A ação da Prefeitura faz parte do programa de monitoramento de saúde de quem trabalha na região rural do município, com foco na prevenção e no tratamento das sequelas referentes ao uso de agrotóxicos.

O governo municipal de Magé atua na divulgação e incentivo à produção dos alimentos agroecológicos. Mas as sequelas de anos de uso dos agrotóxicos podem afetar os trabalhadores rurais mesmo após anos de exposição aos venenos usados nas plantações. Por isso, os Programas de Saúde do Trabalhador e Vigiagrotóxico, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, realizam o teste de colinesterase que verifica envenenamento ou grau de exposição aos produtos tóxicos.

“Atualmente acompanhamos 98 agricultores, dessa vez vieram 29 para a realização dos exames. Mas fazemos esse evento para coleta a cada três meses para monitorar”, explicou Vanessa Soares, coordenadora do Saúde do Trabalhador.

Com os resultados, no caso de um grau de exposição elevado, o trabalhador rural recebe acompanhamento médico e encaminhamento para tratamento especializado na Fiocruz.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW