Paracambi recebe mostra de teatro com 15 grupos da Região Metropolitana do Rio

Publicado em:

Por

184bb12d2421d85d648f2ced21fbf12286dec749

Ocupar um casarão em Paracambi com espetáculos de teatro, performances, intervenções, vídeos, oficinas, debates e batalha de slam. Essa é a proposta da primeira edição da Mostra Frente Teatro RJ, evento de lançamento da Frente Teatro, uma rede composta por 15 grupos de artes cênicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que se uniram para enfrentar os desafios da cultura na atualidade.  

A ação acontece no sábado (14/09), das 14h às 22h, e marca também a inauguração da Casa Uivo, espaço artístico do Uivo Coletivo, no Centro da cidade. Participam da Frente Teatro os grupos Brecha, CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes, Complexo Duplo, Dragão Voador, Foguetes Maravilha, Grupo Código, Miúda, Peneira, Probástica Companhia de Teatro, Companhia Teatral Queimados Encena, Teatro de Extremos, Teatro Inominável, Teatro Voador Não Identificado, Transarte e Uivo Coletivo.

– A Frente Teatro é uma rede de proteção, na qual pretendemos colaborar uns com os outros. Queremos nos unir, mas também unir nossos públicos, criar pontes entre diferentes polos, e discutir outras possibilidades diante da presente escassez que o teatro enfrenta. A reunião desses 15 grupos é só o começo. Desejamos agregar outras iniciativas. A Mostra é o nosso primeiro esforço coletivo, a ação inaugural dessa plataforma, que acontece na Baixada Fluminense, sinalizando nossa gana de fortalecer a descentralização da cultura do Rio de Janeiro, que diversos coletivos de fora da capital há tempos conclamam – ressalta Julia Bernat, do Teatro Voador Não Identificado, e uma das articuladoras da rede.

Intercâmbios, formações, compartilhamento de tecnologias, estratégias de fomento, fortalecimento de espaços alternativos e ampliação do público que hoje frequenta os teatros, são pautas centrais da Frente, que observa na Região Metropolitana um grande potencial.  

– O discurso de integração das áreas metropolitanas no mundo é muito forte, e no Rio vem tomando corpo nos últimos anos, sobretudo à partir da criação da Câmara Metropolitana. Somos 22 municípios, mais de 13 milhões de habitantes, centenas de trabalhadores de teatro, e queremos incluir a linguagem nesses debates. É necessário envolvermos o público existente, e principalmente um público que ainda não está nos teatros, além de trazer governos e empresários para o diálogo relacionado a formatos e modelos de financiamento – diz Alex Teixeira, da Peneira, e integrante da Frente.

A programação da Mostra Frente Teatro RJ inclui companhias e artistas que representam uma diversidade cultural, além de espaço de alimentação, e uma festa com experimentações performáticas e sets dos DJs Fabiano de Freitas e Lucas Canavarro.  

– A construção da Frente é super interessante, pois pensa a aproximação dos fazedores de teatro da metrópole fluminense, e no caso dessa mostra, é simbólico que estejamos ocupando a extrema ponta da Baixada com uma programação gratuita, de qualidade e envolvendo a cena local – avalia Leandro Santanna, da Companhia Teatral Queimados Encena, que vai apresentar o premiado Lima entre nós.    

O espaço da Casa Uivo fica na Rua Farmacêutico Dilon Salgueiro 320, no Centro de Paracambi. Entrada franca.

SOBRE A FRENTE TEATRO

A Frente Teatro é uma rede formada por 15 grupos de artes cênicas da Região do Metropolitana do Rio de Janeiro, que resolveram se unir para pensar novas estratégias de fomento e produção, outros meios de relação com o público, e diferentes estratégias de circulação dos trabalhos pelas cidades. Fazem parte: Brecha, CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes, Complexo Duplo, Dragão Voador, Foguetes Maravilha, Grupo Código, Miúda, Peneira, Probástica Companhia de Teatro, Companhia Teatral Queimados Encena, Teatro de Extremos, Teatro Inominável, Teatro Voador Não Identificado, Transarte e Uivo Coletivo.

PROGRAMAÇÃO

14h

Intervenção: Roda circular, roda de cântico

Grupo: CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes

Classificação indicativa: Livre

Duração: 40 min

14h

Oficina: Vivência do método Fabulações do Território  

Grupo: Peneira

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h20

14h30

Espetáculo: Sonhos de Waldirene

Grupo: Transarte

Classificação indicativa: Livre

Duração: 30 min  

15h

Debate: Mulheres sendo mulheres, com Dandara Vital, Juliana França e Livia Paiva, mediação de Daniele Avila Small

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

15h

Espetáculo: Lima entre nós

Grupo: Companhia Teatral Queimados Encena  

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

16h

Espetáculo: Agbara

Grupo: Grupo Código  

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

17h

Espetáculo: O narrador

Grupo: Teatro Inominável    

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 min

17h30

Espetáculo: A criança criminosa

Grupo: Teatro de Extremos    

Classificação indicativa: Livre

Duração: 30 min

18h

Espetáculo: O último ancestral  

Grupo: Teatro Voador Não Identificado    

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

19h

Vídeo: Dança Fantasma, de Clarisse Zarvos      

Classificação indicativa: Livre

Duração: 10 min

19h

Intervenção: Slam da Rampa

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

19h15

Micro-peça: Distopia

Grupo: Brecha

Classificação indicativa: Livre

Duração: 30 min

20h

Espetáculo: Mortos-Vivos – uma ex-conferência

Grupo: Foguetes Maravilha    

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

21h

Espetáculo: Há mais futuro que passado  

Grupo: Complexo Duplo    

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

22h

Festa

– Performance

Grupo: Uivo Coletivo

+ DJs Fabiano de Freitas e Lucas Canavarro  

SERVIÇO

Mostra Frente Teatro

Data: Sábado, 14 de setembro

Horário: 14h às 22h _ a partir das 22h: Festa performance

Local: Casa Uivo – Rua Farmacêutico Dilon Salgueiro, 320 – Centro, Paracambi

Informações: [email protected]  

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW