Duque de Caxias promove palestras nas escolas sobre violência doméstica

51d5ca8b33525764a26975d15ccf6382ce8eaa45

As Secretarias de Educação, Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas e a Assistência Social e Direitos Humanos firmaram uma parceria a fim de desenvolver nas escolas da cidade o projeto “Conversa de Gente Grande”, com o objetivo de prevenir e divulgar o trabalho da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e do Departamento da Mulher.

Segundo Neusely Pereira, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, o lançamento do programa aconteceu hoje,  terça-feira, 10/09,  na Escola Municipal  Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes de Oliveira, no bairro Parada Morabi. Pereira destacou também que o projeto atenderá  outras nove escolas no município de Duque de Caxias até o final do ano de 2019. “ Muitas mulheres não sabem que este trabalho acontece no município. Desta forma, estamos indo às escolas como forma de prevenir e orientar,” declarou.

Já o diretor da Unidade Escolar, profª Jardel Rabelo de Almeida, salientou a importância deste projeto para as crianças e adolescentes. “Esse projeto é de suma importância para toda a nossa comunidade escolar. Pautando  do princípio que as mulheres na sociedade  precisam ser valorizadas e que nossos alunos necessitam conhecer as leis que as protegem e as valorizam,” disse.

Durante a palestra oferecida aos estudantes da Unidade Escolar, a coordenadora do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) Vera Lúcia Pereira, Monique Leal, explicou aos alunos que segundo a Lei Maria da Penha existem várias formas de violência. “A mulher sofre diversos tipos de violência, como física, moral, sexual, psicológica e patrimonial,” contou.

Prefeitura de Duque de Caxias Contra o Feminicídio

Feminicídio é crime de ódio, e não de amor! Foi com base nesse tema que a Prefeitura de Duque de Caxias, com o apoio de diversos setores da sociedade civil, lançou no mês de junho, uma grande campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. O município detém o recorde negativo de campeão nos índices de violência feminina no Estado, o que levou a prefeitura a promover a campanha. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em 2018, foram registrados mais de 3,8 mil casos na cidade.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW