Campanha de vacinação contra a gripe começa em Queimados

Publicado em:

Por

42f5723774bff8f1ea0d06dded41ef4aa34492fd

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23) em Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizará 18 unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. No município da Baixada Fluminense, esta primeira etapa da imunização será feita em idosos, acima de 60 anos e profissionais de saúde. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Na próxima quarta (25), o município recebe um reforço na campanha de vacinação. Mais três pontos de imunização (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade – Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu; Escola Municipal Nelson Carneiro – Rua Hilda Alves Pinheiro, S/N, Três Fontes e Escola Municipal Professora Diva Teixeira – Rua Pastor Antônio Martins, 253, Nova Cidade) e dois locais para atendimento “drive thru”, ou seja, o idoso nem precisará sair do carro para ser imunizado estarão abertos ao público. O novo método de vacinação será na Praça dos Eucaliptos (ao lado do viaduto) e na Praça do São Roque (próximo ao Estação Cidadania Planeta Futuro). O atendimento nestes locais também serão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o COVID-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, o reforço na vacinação é importante para alcançar o maior número de pessoas: “Vamos abrir estas três unidades extras, a fim de ter um ponto de vacinação mais próximo possível dos moradores destas localidades. Já na próxima quarta-feira estes locais estarão abertos para a imunização, além dos locais que farão o atendimento drive thru”, destacou.

Prevenção contra o coronavírus

O momento é de apreensão por causa do coronavírus e para proteger os idosos, os agentes da Secretaria de Saúde estarão orientando para evitar aglomerações. As unidades que têm espaço farão o atendimento em tendas do lado externo, evitando o ingresso do paciente em ambientes fechados. De outra forma, nos pontos de vacinação sem espaço externo, os pacientes terão acesso à sala de imunização, sem esperar na recepção evitando, assim, contatos com outros idosos.

A segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, será para vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já a última fase, que começa dia 9 de maio, imunizará crianças de 6 meses a menos de 6 anos, pessoas de 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O imunizante disponibilizado pelo governo federal é trivalente, ou seja, previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Pessoas já gripadas, com alergia a ovo ou a qualquer outro componente da vacina, não poderá fazer o uso do imunizante.

A meta do governo municipal é imunizar 95% do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde. “A vacinação é de suma importância, pois além de proteger a população, ajuda a diferenciar a gripe do COVID-19. Vale ressaltar que este imunizante não previne o novo coronavírus, mas impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria a doença”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Osiris Melo.

Para se imunizar basta procurar um dos postos mais próximos de casa portando identidade, cartão do SUS e caderneta da vacinação.

Confira os pontos da vacinação abertos a partir de segunda (23)

> Clínica da Família Mauro Ferreira de Castro

Travessa Campo Alegre, s/nº, Belmonte

> Clínica da Família Regina de Brito

Rua Fabrício, s/nº, Conceição

> Clínica da Família José Elias Peixoto

Rua Ana Nóbrega, s/nº, lote 12, Inconfidência

> Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas

Rua Juno, s/nº, Valdariosa

> Estratégia em Saúde da Família Vila Americana

Av. Antônio Luziario, nº 1689, Vila Americana

> Unidade Básica de Saúde Júlio Barros

Rua Alesia Santos do Nascimento, s/nº, Paraíso

> Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho

Estrada das Piabas, s/nº, Eldorado

> Clínica da Família Maria de Lurdes Campelo

Estrada das Piabas, nº 111, Santa Rosa

> Unidade Básica de Saúde Fazendinha

Rua da Conquista, s/nº, Distrito Industrial

> Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza

Av. Berna, lote 03 quadra 02, Vila Central

> Clínica da Família Irlan de Souza Macedo

Rua Deodoro de Almeida, s/nº, Parque Santiago

> Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas

Rua da Batalha, nº 31, Roncador

>Clínica da Família Maria Agrael de Oliveira

Rua Dona Narcisa Pereira, s/nº, Luiz Camões

> Clínica da Família Robson Romero de Oliveira

Estr. Padre José de Anchieta, nº 315, São Jorge

> Estratégia em Saúde da Família Santo Expedito

Rua São Roque, nº2, Santo Expedito

> Estratégia em Saúde da Família Jardim da Fonte

Estrada das Piabas, s/nº, Eldorado

> Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena

Rua Mário Pati Junior, s/nº, Fanchem)

> Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes

Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu

Confira os pontos da vacinação abertos a partir de quarta (25)

> Celti (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade)

Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu- Ao lado da Vila Olímpica

> Escola Municipal Nelson Carneiro

Rua Hilda Alves Pinheiro, S/N, Três Fontes

> Escola Municipal Professora Diva Teixeira

Rua Pastor Antônio Martins, 253, Nova Cidade

Pontos de vacinação drive thru

> Praça dos Eucaliptos (Ao lado do Viaduto)

> Praça do São Roque (Ao lado do Estação Cidadania Planeta Futuro)

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW