Estado do Rio de Janeiro tem mais de 1,1 milhão de Microempreendedores Individuais

Por

Estado do Rio de Janeiro tem mais de 1,1 milhão de Microempreendedores Individuais

O Microempreendedor Individual (MEI), considerada a maior política pública de formalização da economia existente no mundo, alcançou essa semana a marca histórica de 10 milhões de empreendedores.  E o Rio de Janeiro é o segundo estado com o maior número de MEI formalizado (1.161.510), a primeira colocação é São Paulo, com 2.703.178 de MEI (dados do Portal do Empreendedor  em 25/4/2020).

Quase a metade dos empreendedores fluminenses estão concentrados na capital ( 493.624 MEI),  seguida dos municípios de São Gonçalo (59.871), Duque de Caxias (58.700) e Nova Iguaçu (53.906).  Lideram as atividades exercidas pelo MEI no estado as ocupações de cabeleireiros, manicure e pedicure, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, obras de alvenaria e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar.

Podem aderir ao programa os negócios que faturam até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário.  O registro de MEI permite ao microempreendedor ter CNPJ, a emissão de notas fiscais, o aluguel de máquinas de cartão e o acesso a empréstimos (com juros mais baratos). Além disso, ele também poderá vender seus produtos, ou serviços, para o governo, além de ter acesso ao apoio técnico do Sebrae.

Ao se cadastrar como MEI, o empresário é enquadrado no Simples Nacional – com tributação simplificada e menor do que as médias e grandes companhias – e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). No Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), há quase 500 atividades listadas que podem ser exercidas por microempreendedores individuais.  Entre os benefícios do MEI estão a contribuição de valor menor para a Previdência, aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade, realização de empréstimos com taxa de juros reduzida, facilidade na abertura de contas e obtenção de crédito, emissão de notas fiscais, outros.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW