Onde denunciar aglomerações na Baixada Fluminense [Atualizado julho/2020]
Mesmo com reabertura do comércio e flexibilização de medidas restritivas, o distanciamento social segue sendo umas das formas de prevenção ao novo coronavírus
Publicado em:
Por Lucas Cruz
Mesmo com reabertura do comércio e flexibilização de medidas restritivas, o distanciamento social segue sendo umas das formas de prevenção ao novo coronavírus
Duque de Caxias
Uma das últimas cidades do estado do Rio a aderir à quarentena, Duque de Caxias é, atualmente, o terceiro município com maior número de óbitos em decorrência da covid-19. Apesar dessa triste colocação, a cidade foi a primeira a reabrir o comércio e a flexibilizar as medidas restritivas de isolamento. Inclusive, a própria prefeitura divulgou fotos da inauguração de uma praça, no bairro de Jardim Primavera, onde havia centenas de pessoas aglomeradas e muitas sem máscara. (inserir link matéria aglomeração)
Para denunciar aglomerações na cidade, que se tornam cada vez mais comuns com a volta gradativa das atividades, existem duas formas. Através do telefone da Secretaria de postura: (21) 2775-8808 ou pelo site da prefeitura https://www.duquedecaxias.rj.gov.br/ na aba Ouvidoria.
Nova Iguaçu
O município de Nova Iguaçu está entre os cinco no estado com maior número de óbitos e também de casos confirmados do novo coronavírus. A cidade, que chegou a ter o calçadão fechado para evitar aglomerações, já iniciou a volta gradativa das atividades.
Para denunciar aglomerações na cidade, a prefeitura criou o serviço Disk Aglomeração com dois números disponíveis: (21) 99139-1338 e (21) 2666-0175.
São João de Meriti
Bloqueio de ruas, mudanças de pontos de ônibus e limitação de acessos foram algumas medidas adotadas pelo município como forma de frear o avanço da covid-19 na cidade. A cidade é a quinta com maior número de óbitos em decorrência do vírus.
Para denúncias de aglomerações e dúvidas em relação ao coronavírus, a prefeitura criou o Meriti contra coronavírus. O morador pode ligar para o 0800 123 0010.
Belford Roxo
Os últimos números de óbitos do coronavírus colocam a cidade de Belford Roxo como a sexta com mais vítimas fatais no estado. O município, que chegou a ver em abril o número de casos dobrar em apenas uma semana, prorrogou as medidas restritivas até o dia 15 de junho.
Para denunciar aglomerações na cidade a prefeitura informou que o cidadão deve ligar para a 153, que também serve para relatar o funcionamento indevido de algum comércio.
Mesquita
A cidade chegou a ter, em média, 600 atendimentos no dia 11 de maio no polo de atendimento a pessoas com sintomas do covid-19. O município, inclusive, foi o primeiro a ter um local de atendimento exclusivo a esse público.
Para denunciar aglomerações, o morador deve ligar para a guarda municipal, (21) 2696-1243.
Queimados
O municíA denúncia de aglomerações na cidade pode ser feito pelo telefone da Ordem pública, (21) 2665-6100.
Paracambi
Os moradores de Paracambi podem denunciar aglomerações pelo contato da ouvidoria do município, (21) 2683-9109. Há ainda um telefone para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus, (21) 2683-0187.