Baixada Fluminense vence ‘Copa das Rodas’ 2020
Publicado em:
Por Wesley Brasil
No último domingo (25/10), o campo do clube AFNDES sediou a Copa das Rodas 2020 – um campeonato de futebol disputado entre artistas envolvidos com as rodas culturais espalhadas pelo Rio de Janeiro. O evento é organizado anualmente e conta com a presença de figuras ilustres do rap carioca. Este ano, por causa da pandemia, foi fechado ao público e seguindo protocolos de higienização.
A edição 2020 contou com os times: Roda Cultural da Vila Kennedy, Roda Cultural de Vila Isabel, Roda Cultural de Botafogo, Liga RJ, Batalha do Coliseu, Batalha Marginow, Roda Cultural do Parque União e União BXD – time que representou a Baixada Fluminense.
“A galera tava treinando há mais de um mês. O time da Baixada foi o último a ser convocado e foi montado em menos de uma semana”, explica João Luiz, organizador da Roda da Via, que acontece em Nova Iguaçu. A montagem do time aconteceu a partir de uma publicação no Facebook do artista Deek, do coletivo Tarja Preta.
A escalação foi distribuída entre organizadores de roda e MCs. Só um jogador não era do rap, no entanto os nomes do time provocou uma reação entre outros participantes da Copa das Rodas, que acusaram a União BXD de trazer muitos jogadores que não são ativos na cultura hiphop. “Isso mostra que o pessoal do Rio precisa vir aqui nos visitar, assim como nós visitamos as atividades deles”, afirma João Luiz.
As rodas culturais na Baixada Fluminense movimentam milhares de pessoas todos os meses na Baixada Fluminense. A Roda da Via, por exemplo, já teve edições que reuniram mais de mil pessoas na Via Light, em Nova Iguaçu.
De acordo com João, a União BXD envolveu os adversários com lances emocionantes. Na primeira partida, por exemplo, a vitória foi virada. Já na segunda, o 1×0 garantiu o sexto ponto na fase de grupos e a terceira partida terminou em 0x0, garantindo passagem para a semifinal – que foi um jogo eletrizante encerrado no 0x0, vencido na disputa por pênaltis. Graças a uma super defesa de Rodrigo Hércules (vulgo ‘Roohzão’), o time venceu. Na final contra o time do Parque União, foram 7 bolas na trave, mas Lobato driblou o goleiro encaixando o gol do título.
Foto de capa: Deek