Filho do herói municipal e estadual marinheiro João Cândido recebe homenagem de militares da Marinha

Publicado em:

Por

Filho do herói municipal e estadual marinheiro João Cândido recebe homenagem de militares da Marinha

Principal nome da Revolta da Chibata (1910), o marinheiro João Cândido, foi o homem responsável pela ação que pôs fim aos castigos sofridos pelos marujos na época.

Reconhecido em Meriti como herói municipal e, no Rio de Janeiro como herói estadual, o marinheiro viveu sua vida em São João de Meriti, onde seus descendentes ainda residem.

Na última quinta-feira (5), seu filho caçula, Adalberto Cândido (81), mais conhecido como seu Candinho, compareceu no Clube Beneficente de Sargentos da Marinha, para receber em nome de seu pai o Diploma de Pacificador: Sérgio Vieira de Melo, uma honraria ofertada pela Associação Brasileira Bancada Militar de Praças – ABBMP, durante o 2º Congresso Brasileiro das Associações de Militares.

Em seu discurso, Candinho, destacou ser meritiense e falou sobre as lembranças de seu pai pelo fim dos castigos físicos que às vezes chegavam a 250 chibatadas. Emocionado disse: ”Na época do meu pai ele não pode receber homenagens, então hoje é um orgulho muito grande estar aqui em nome dele, agradeço a todos vocês”, declarou.

O evento contou com a presença de autoridades, das Forças Armadas e Forças Auxiliares de diversas partes do país, e do prefeito do município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que destacou a participação da Prefeitura de São João de Meriti e os atos heroicos de João Cândido.

O presidente da ABBMP, Ubirajara Rocha, destacou que João Cândido arriscou a própria vida pelo próximo: “Cândido foi um defensor do princípio da dignidade da pessoa humana, base da nossa Constituição Federal, nós somos eternamente gratos, porque se não fosse a bravura dele nós teríamos nossas costas marcadas pelo chicote e pelos maus tratos até hoje”, afirmou.

Nascido filho de escravos em 1880 no Rio Grande do Sul, aos 14 anos João Cândido entrou para a Marinha de Guerra em Porto Alegre, vindo a mudar-se para o Rio de Janeiro posteriormente, onde viveu até sua morte em 1969.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW