Filho do herói municipal e estadual marinheiro João Cândido recebe homenagem de militares da Marinha
Publicado em:
Principal nome da Revolta da Chibata (1910), o marinheiro João Cândido, foi o homem responsável pela ação que pôs fim aos castigos sofridos pelos marujos na época.
Reconhecido em Meriti como herói municipal e, no Rio de Janeiro como herói estadual, o marinheiro viveu sua vida em São João de Meriti, onde seus descendentes ainda residem.
Na última quinta-feira (5), seu filho caçula, Adalberto Cândido (81), mais conhecido como seu Candinho, compareceu no Clube Beneficente de Sargentos da Marinha, para receber em nome de seu pai o Diploma de Pacificador: Sérgio Vieira de Melo, uma honraria ofertada pela Associação Brasileira Bancada Militar de Praças – ABBMP, durante o 2º Congresso Brasileiro das Associações de Militares.
Em seu discurso, Candinho, destacou ser meritiense e falou sobre as lembranças de seu pai pelo fim dos castigos físicos que às vezes chegavam a 250 chibatadas. Emocionado disse: ”Na época do meu pai ele não pode receber homenagens, então hoje é um orgulho muito grande estar aqui em nome dele, agradeço a todos vocês”, declarou.
O evento contou com a presença de autoridades, das Forças Armadas e Forças Auxiliares de diversas partes do país, e do prefeito do município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que destacou a participação da Prefeitura de São João de Meriti e os atos heroicos de João Cândido.
O presidente da ABBMP, Ubirajara Rocha, destacou que João Cândido arriscou a própria vida pelo próximo: “Cândido foi um defensor do princípio da dignidade da pessoa humana, base da nossa Constituição Federal, nós somos eternamente gratos, porque se não fosse a bravura dele nós teríamos nossas costas marcadas pelo chicote e pelos maus tratos até hoje”, afirmou.
Nascido filho de escravos em 1880 no Rio Grande do Sul, aos 14 anos João Cândido entrou para a Marinha de Guerra em Porto Alegre, vindo a mudar-se para o Rio de Janeiro posteriormente, onde viveu até sua morte em 1969.