Futebol: o que pensam os botafoguenses iguaçuanos do duelo das semifinais da Taça Rio

Publicado em:

Por

Futebol: o que pensam os botafoguenses iguaçuanos do duelo das semifinais da Taça Rio

O Nova Iguaçu FC tem muitos torcedores espalhados pela cidade e pela Baixada Fluminense. A presença de público nos jogos antes da pandemia de covid-19, principalmente no Estádio Jânio de Moraes, o Laranjão, confirma a conexão de time e torcida. Os iguaçuanos apaixonados por futebol e que já torcem para um time tradicional desde a infância costumam dizer que o segundo time de coração é o Nova Iguaçu. Estes torcem para Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, geralmente. O que acontece quando os times de coração se enfrentam nas semifinais da Taça Rio?
O escritor e professor Jonatan Magela, botafoguense desde a infância, falou sobre a “colonização” dos times cariocas em detrimento à torcida por times da Baixada.

“O Brasil todo, fora as capitais, tem uma certa colonização futebolística. Como tem muito botafoguense em Juiz de Fora, muito vascaíno no Ceará, em Vitória, como tem muito flamenguista e tricolor no Brasil inteiro. Aí comecei a pensar em nós da Baixada e percebi que a gente também é de alguma forma colonizado. Afinal de contas, não é o time da nossa cidade”.

Magela cita o rádio e a televisão como fatores essenciais que levam o morador da Baixada Fluminense a definir torcida por times da capital do estado. Segundo o escritor, “a decisão (sobre para quem torcer) não era entre Botafogo e Nova Iguaçu, era entre Botafogo e Fluminense por causa da minha família”. A escolha se deu através dos títulos da Copa Commebol de 1993 e do Campeonato Brasileiro de 1995.
Já o botafoguense Henrique Sarellas afirma ser muito bom ver o Nova Iguaçu na elite do estadual e acredita que o sucesso do time influencia no desenvolvimento da cidade. O clube fundado em 1 de abril de 1991 tem a tradição de ser um grande clube formador de jogadores. São crias da base jogadores como o ex-atacante Deivid (ex-Flamengo, Cruzeiro, Santos, Fenerbahçe-TUR e Bordeaux-FRA), o volante Aírton (ex-Fla, Bota e Flu), o ex-atacante Schwenck (ex-Botafogo e Cruzeiro), o atacante Marcos Denner (ex-Flamengo e Fortaleza), o ex-lateral Márcio Careca (ex-São Paulo, Palmeiras, Santos e Vasco) e o atacante William Barbio (ex-Vasco) além de ter sido camisa que ofereceu projeção a jogadores como Bruno Cortês, Biro-Biro, entre outros. Muitos deles de origem humilde nas cidades da Baixada. O clube, segundo apuração, atende cerca de mil cidadãos por mês entre crianças e adolescentes. As peneiras do Nova Iguaçu são famosas na região.
No quesito “torcida dividida”, neste campeonato carioca de 2021 o Nova Iguaçu perdeu de 1 a 0 para o Flamengo, empatou em 2 a 2 com o Vasco, perdeu de 3 a 1 para o Fluminense e perdeu para o Botafogo por 2 a 1. Henrique Sarellas afirma que o coração fica levemente dividido, mas irá torcer em primeiro para o Botafogo. Para Jonatan Magella o coração poderia ficar dividido, sobretudo pela “colonização” do futebol que ele afirma ter passado. Mas não há dúvida: ele é botafoguense com culpa, mas botafoguense.
O time laranja irá a campo com força quase completa contando com o faro de gol do meia artilheiro Anderson Künzel, que tem 6 gols até aqui. São desfalques Raphael Carioca, Gilberto e Vinícius. Já o Botafogo do técnico Chamusca, tradicional clube recém-rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro, está em reconstrução e conta com a presença de Pedro Castro na distribuição de jogadas.
Às 18 horas Botafogo e Nova Iguaçu medem forças no Engenhão pela primeira partida das semifinais da Taça Rio. A segunda partida está marcada para o dia 09/05, ainda sem local e horário definidos.
Em Nova Iguaçu os torcedores esperam a classificação para a final da Taça Rio e a possibilidade de disputar o título. Mas há um desejo comum entre os botafoguenses , iguaçuanos e botafoguenses iguaçuanos: que o Nova Iguaçu nunca mais saia do topo.

Foto: Vitor Melo/Nova Iguaçu FC

Serviço:
Botafogo x Nova Iguaçu
Data: 02/05/2021
Horário: 18h
Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, mais conhecido como Engenhão, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.
Transmissão: Cariocão TV e streaming do Botafogo

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW