Magé terá alojamento de pernoite para pessoas em situação de rua

Publicado em:

Por

Magé terá alojamento de pernoite para pessoas em situação de rua

O outono já está com clima frio e a expectativa é de que o inverno, que começa no próximo mês, tenha temperaturas ainda mais baixas durante as noites. Por isso a Prefeitura de Magé abriu nesta sexta-feira (28) um alojamento para pessoas em situação de rua que vivem na cidade. A estrutura da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos foi montada no Ginásio Poliesportivo Dejair Corrêa, no Parque Alegria, para garantir uma noite mais quente a essas pessoas.

“Estamos vivendo um momento difícil e bem delicado de pandemia. Magé tem um inverno bem frio e rigoroso pelo clima próximo à Serra. Então nada mais justo que criarmos um lugar para acolher e receber as pessoas em situação de rua. Escolhemos o Poliesportivo Dejair Corrêa, no Parque Alegria, para alojar essas pessoas, já que ele está fechado por conta da pandemia. Nós vamos disponibilizar para eles também uma refeição à noite e garantir uma pernoite mais confortável com colchão, edredom e banho quente”, detalha a primeira-dama de Magé, Lara Torres.

As equipes do Serviço de Abordagem Social, que já fazem a aproximação diária, identificando, atendendo e acompanhando essa população em situação de vulnerabilidade social é que farão o acolhimento dessas pessoas que vivem nas ruas com o convite para o pernoite.

“As equipes de abordagem social estarão nas ruas fazendo esse trabalho, porque a maioria dessas pessoas já são referenciadas pelo Centro Pop, só que elas não aceitam o acolhimento na Casa da Passagem e preferem ficar na rua. Então elas vão querer ir para o alojamento, porque elas só pernoitarão e ao amanhecer voltam ao Centro Pop. As pessoas serão acolhidas através desse trabalho, uma kombi da Assistência vai buscá-los para dormir lá e tudo isso vai acontecer até o final do inverno”, garante Flávia Gomes, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, que ainda adiantou que o espaço tem “banheiros com chuveiro de água quente, divisão das alas masculina e feminina, garantia dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e tudo para que a gente precisa para dar dignidade e respeito a essa população que merece todo carinho”, complementou.

O local terá apoio da Guarda Municipal que atuará em conjunto com os educadores de plantão que estarão no alojamento fazendo o trabalho social.

“Eles não vão simplesmente pernoitar, mas a gente tem uma equipe multidisciplinar que está aqui para entender as necessidades, ressocializar essas pessoas e recambiar, que é fazer o retorno ao âmbito familiar. Somos um governo de amor cuidando do próximo”, finaliza Lara.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW