São João de Meriti terá incubadora de negócios no campus do IFRJ

Por

São João de Meriti terá incubadora de negócios no campus do IFRJ

Ao redor do mundo, um fator crucial para o desenvolvimento das empresas é o ambiente: espaços e conjuntos de leis que contribuem para a redução de custos e aumento da margem de lucro nos pequenos negócios para que se tornem sustentáveis e capazes de gerar empregos, conhecimento e serviços que melhoram a vida nas cidades.

De olho na importância desde ambiente favorável aos negócios, o Conselho Superior (ConSup) do IFRJ deu um passo importante para o apoio a pequenos negócios na Baixada Fluminense: a aprovação de uma incubadora no Campus São João de Meriti, atualmente instalado em Coelho da Rocha, a um minuto da Av. Presidente Dutra.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI), Marcus Vinícius Pereira disse: “A criação da segunda incubadora no IFRJ, sendo a primeira a do campus Eng. Paulo de Frontin e essa, do Campus São João de Meriti, é um estímulo para o ecossistema de inovação e a cultura do empreendedorismo, bem como para desenvolver a economia local“.

Segundo o reitor do IFRJ, Rafael Almada, “O surgimento da incubadora de empresas no campus São João de Meriti é a nossa certeza de que estamos formando profissionais para que possam ser empreendedores no sentido mais amplo e belo da palavra, gerando futuros empresários conscientes com o papel transformador da educação na geração de renda no município. Em breve nossos egressos estarão contribuindo com o mundo trabalho mais humano e transformador”, afirmou Rafael.

Para Rodney Albuquerque, esse momento é um divisor de águas e também, segundo ele, a pedra fundamental de uma nova caminhada: “Com a anuência do Conselho Superior do IFRJ, agora começam os trabalhos e lançamento de editais, pois a incubadora será um ativo estratégico de nosso campus e trará oportunidades”.

O que é uma incubadora?

As incubadoras de empresas são instituições que ajudam micro e pequenas empresas que estão iniciando a sua operação. Normalmente são negócios com um grau de inovação considerável ou com diferenciais que as posicionam de forma diferente em suas indústrias. De acordo com o Sebrae, elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios.

Pequenos serviços como impressão e cópias de documentos, ou até um simples cafezinho podem fazer parte do leque de serviços oferecidos pelas incubadoras. No entanto, locais como estes podem oferecer ainda formações, palestras e outros conteúdos que ajudam o empreendedor a evoluir seu processo de gestão e decisão na empresa.

O Endereço da Incubadora de Empresas de São João de Meriti – InEmpSJM é: Rua Vala da Divisa, s/nº, Coelho da Rocha, São João de Meriti – RJ, CEP.: 25.550-110.

A Incubadora já lançou uma página na rede social LinkedIn e pretende lançar em breve uma página própria: http://incubadorasjm.ifrj.edu.br e e-mail para contato ([email protected]), pois devido a pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2 o contato é apenas por meio virtual.

Foto de capa: Startup Stock Photos no Pexels

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR