Queimados divulga plano de retomada para volta às aulas presenciais
As unidades de ensino voltarão de forma gradual, por fases, e com lotação reduzida de alunos nas salas de aula
Publicado em:
Após mais de um ano com as portas fechadas, as Escolas Municipais de Queimados estão com o plano de retomada de volta às aulas em sua reta final. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu a retomada das atividades pedagógicas presenciais com a adoção do sistema híbrido, para agosto deste ano.
A decisão foi tomada depois da reunião entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, que trataram sobre a volta às aulas. No encontro, foi discutido o plano de retomada, definindo que as escolas poderão retornar com os estudantes divididos em grupos para revezamento, em modelo cíclico, com lotação de 33% ou 50% da turma, de acordo com a classificação das bandeiras de risco, tamanho das salas de aula e cronograma organizado por fases.
Antes da volta dos alunos, haverá no entanto um período de acolhimento socioemocional e capacitação quanto aos procedimentos e cuidados para os profissionais de educação na retomada das aulas, além de planejamento pedagógico. Essa ação ocorrerá entre os dias 03/08 à 06/08.
Para garantir o distanciamento social a retomada acontecerá no modelo híbrido, com o formato de estudo da seguinte forma:
– 2h e 30 de aulas presenciais;
– 1h e 30 de aulas remotas para o 1° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma);
– 2h e 30 de aulas remotas para o 2° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma).
As escolas terão ainda um escalonamento semanal entre os estudantes, com uma turma frequentando a sala de aula em uma semana, enquanto a outra fica em casa, alternando na semana seguinte.
A adesão ao modelo híbrido será de forma gradual, com a volta de modo escalonado entre as unidades de ensino. Assim, o retorno se dará da seguinte forma:
09/08 – Início das aulas presenciais para alunos da Fase 1 = Escolas da Fase 1 – 1° Segmento de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e EJA anos iniciais (1° ao 5° ano)
As fases seguintes acontecerão nos dias 23/08; 13/09 e 27/09, a conferir o retorno em cada unidade.
Apesar da adesão ao modelo de ensino híbrido, os responsáveis poderão optar pela manutenção do ensino remoto mediante a assinatura de termo de responsabilidade. Além disso, o Kit Alimentação Escolar referente ao mês de agosto será distribuído por todas as unidades escolares municipais.