Projeto formativo inicial em games dará oportunidade de capacitação a 1.200 jovens da rede pública de ensino

O ciclo, que terá duração de cinco meses, contará com atividades presenciais e online voltadas para a criação de jogos digitais e certificará estudantes participantes

Publicado em:

Por

Projeto formativo inicial em games dará oportunidade de capacitação a 1.200 jovens da rede pública de ensino
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Foto de RODNAE Productions no Pexels

Iniciou na segunda (9) o XBOOM, ciclo de formação em games inteiramente gratuito para jovens com idade a partir de 12 anos, com foco em alunos da rede pública de ensino e jovens que estão iniciando-se no mercado de trabalho. O projeto envolve ações educativas virtuais e presenciais voltadas para o desenvolvimento de jogos digitais e proporciona formação básica na criação de jogos eletrônicos.

O ciclo de formação será composto por três etapas e, durante os dois primeiros meses, as atividades serão realizadas exclusivamente em laboratórios no município de Queimados, no Rio de Janeiro, onde os alunos assistirão às aulas online e poderão tirar suas dúvidas com os mediadores do curso responsáveis no local. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, com duração de 2 horas cada, e o aluno poderá escolher o turno que preferir (manhã, tarde ou noite).

Na segunda etapa, a partir de outubro, os estudantes terão acesso livre à plataforma para assistir às videoaulas e masterclasses. Os laboratórios de Queimados seguirão em funcionamento nesta etapa, disponíveis para os alunos que quiserem utilizá-los para assistirem às aulas, mas o material poderá ser acessado de qualquer lugar do território nacional.

O final do ciclo, em dezembro, será marcado por um evento presencial com três dias de duração, onde serão realizadas palestras, painéis com convidados do cenário de games e uma atividade de Game Jam, campeonato de desenvolvimento de games com os alunos, respeitando as normas sanitárias de proteção à Covid-19. Todos os alunos que cumprirem ao menos uma etapa completa do curso receberão certificado.

As inscrições para a primeira fase do projeto, executada nos laboratórios de Queimados, foram realizadas através do site oficial do XBOOM durante o mês de julho. Os alunos interessados em participar da segunda etapa do projeto, online, que dará oportunidade aos interessados a nível nacional, devem fazer sua inscrição no mesmo site, durante o mês de setembro.

O ciclo de formação em games XBOOM é um projeto realizado pela Burburinho Cultural e Esportsmaker, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM, apoio da Estácio de Sá, parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados e Visão COOP. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

 

Sobre a Esportsmaker

Esportsmaker surgiu da paixão pelos esportes eletrônicos de um time com conhecimento e bagagem no planejamento e execução de grandes eventos de games e esports, com a missão de fortalecer o cenário nacional, realizando campeonatos e projetos com alto padrão de qualidade. A proposta da empresa é agregar valor e ajudar a fomentar ainda mais esse mercado, que há alguns anos ganha destaque no Brasil e no mundo.

 

Sobre a Burburinho Cultural

Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializando-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais. Segundo a empresa, a missão é multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW