Reggae Donana realiza edição especial ‘Música Black Baixada’ no sábado (12)
Publicado em:
O Centro Cultural Donana, depois de 2 anos sem atividades presenciais por conta da COVID-19, retorna com o festival Reggae Donana: Edição Música Black Baixada, no dia 12 de março de 2022, trazendo múltiplas manifestações artísticas, culturais e educacionais.
Com o propósito de difundir, divulgar e registrar a música Reggae autoral feita na Baixada Fluminense, o projeto “Reggae Donana” tem origem no resgate das festas : “Um Toque África Brasil” e “Festa Afro Reggae” que aconteciam nos anos 80 e 90 no quintal do Centro Cultural Donana, que se tornou morada para o movimento Reggae.
Um espaço histórico, potente e relevante para o território da Baixada Fluminense, influenciou e apoiou músicos e bandas como KMD5, Lumiar, Cidade Negra, Negril, Cabeça de Nego, Nocaute, 5Kilate, Baixafrica, entre outras a investirem em seu talento e falarem de sua realidade e da região através de suas músicas e manifestações artísticas.
Sobre o evento Reggae Donana: Edição Música Black Baixada, no período da tarde teremos feirinha de artesanatos na rua do Centro Cultural e será realizada a Oficina de Cabelo Afro ministrada por Lilian Mendonça do Zinga Studio. Esta oficina proporcionará um desfile de moda Afro-brasileira coordenado por Alexia Santos durante o evento. Após a oficina realizaremos um bate-papo referente a importância da cultura Reggae e da Black Music em Belford Roxo e toda Baixada com a participação dos seguintes convidados: o fotógrafo Jorge Ferreira, a trancista congolensa Marchilie Érika e 1 representante de cada banda.
Para completar o festival, teremos a participação de 6 atrações musicais com trabalhos autorais: Dida Nascimento, Seu Mathias, Valnei Ainê, Banda Dumundo, Raízes que Tocam e um cypher reunindo as rappers baixadenses Lavínia, Afrodite, Athena, Lorac, DJ Moonjay. Nos intervalos de cada apresentação teremos sessions do DJ residente Tony Ricardo.
As atividades irão começar às 13 horas, na Rua: Aguapeí, no: 197, Bairro: Areia Branca, Cidade: Belford Roxo. O Centro Cultural Donana sempre estará aberto para a produção artística e cultural da nossa querida Baixada Fluminense. Entrada Franca.
Todas as atividades serão gravadas, editadas e disponibilizadas gratuitamente no Canal do Youtube do Centro Cultural Donana.