Prefeitura de Japeri e Centro de Cidadania LGBTI realizam Jornada Formativa para servidores

Por

#LGBTQiA+

Prefeitura de Japeri e Centro de Cidadania LGBTI realizam Jornada Formativa para servidores

Cerca de cinquenta servidores públicos municipais da saúde participaram, nesta quinta-feira (18), da Jornada Formativa LGBTQIA+ – uma parceria da Prefeitura Municipal de Japeri com o Centro de Cidadania, ligado ao Governo do Estado. O evento teve como objetivo o combate à LGBTIfobia e ao sexismo, a promoção da cidadania e da cultura de direitos nos espaços públicos de Japeri para que essa população se sinta mais incluída nas políticas de saúde do município.

Durante o encontro, foi anunciada mais uma conquista na luta LGBTQIA+. A subsecretária de Planejamento, Fernanda Goulart, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a agenda de serviço médico específica para este público. A caderneta contará com atendimento nas especialidades de endocrinologia, urologia e mastologia nos centros de especialidades Japeri Centro e Engenheiro Pedreira (antiga UMEP); de ginecologia nas unidades de saúde de Alecrim, Vila Central, Delamare e Santa Amélia; e psicologia na Academia da Saúde.

A subsecretária explica que a saúde no município está avançando, mas ainda há muito o que fazer. “Japeri está em terceiro lugar na Atenção Primária à Saúde na região metropolitana 1 e em terceiro no alcance da vacinação de sarampo. Estamos fazendo Japeri aparecer. Desde que a atual gestão assumiu, estamos implantando e criando políticas públicas de saúde que não existiam. Hoje chegamos na população LGBTQIA+”, diz.

Ela ainda ressalta a importância de promover a Jornada Formativa em parceria com o Centro de Cidadania para proporcionar um tratamento humanizado e garantir o direito de todos, de acordo com suas necessidades.

“Com a população LGBTQIA+ assistida, conseguimos diminuir o número de óbitos por falta de tratamento e cuidado, além de levar atendimento humanizado a essas pessoas. Estamos trabalhando a humanização para que entendam que a saúde é igual para todos, independentemente da cor, crença e identidade de gênero”, destaca.

Para a coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Baixada 02, Ana Costa, atividades de conscientização e informativas sobre o tema são essenciais para sensibilizar a população e os servidores sobre a importância de combater o preconceito e violência à população LGBTQIA+.

“Estamos felizes com o engajamento da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri. Ter servidores formados, sensibilizados e humanizados para fazer o atendimento é fundamental para que essa população se sinta inserida num contexto de inclusão municipal, estadual e nacional”, informa.

Palestraram no evento a enfermeira da Educação Permanente de Japeri, Deusineth Costa; a psicóloga comportamental e especialista em sexualidade, Daiane Nascimento; e a coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Baixada 02, Ana Costa.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW