Museu Ciência e Vida recebe Maratona Hackathon Meninas Normalistas
Publicado em:
A maratona Hackathon Meninas Normalistas, que será realizada no Museu Ciência e Vida, terá abertura nesta quinta-feira, dia 17, às 9h. O evento é dirigido para as alunas do ensino médio, das escolas públicas e privadas de formação de professores, localizadas na capital e na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. As vencedoras serão conhecidas no dia 18/11. O Hackathon Meninas Normalistas será realizado no Museu Ciência e Vida, localizado na rua Ailton da Costa, s/nº, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias.
Foram classificadas para participarem do evento 32 alunas e seis professores de escolas dos municípios de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Queimados. A maratona é uma realização do projeto “Meninas nas Exatas da Baixada Fluminense”, uma parceria do Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Duque de Caxias.
“O Museu Ciência e Vida, com a realização da maratona, se coloca em um espaço cada vez mais importante de discussão da ciência, tecnologia e inovação, o que só comprova essa vocação que vem sendo construída ao longo desses anos. O hackathon é uma forma de promover capacitação e, especialmente para a educação, aumenta a cooperação, já que as alunas vão trabalhar em grupos, autonomia e pensamento científico e criativo. Tenho certeza que o evento será um sucesso”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.
Mônica Dahmouche, professora associada da Fundação Cecierj e membro da organização da maratona, falou sobre a competição: “Vejo como uma oportunidade de despertar o interesse das futuras professoras por ciência. O fato de ocorrer em um museu de ciências tem potencial para estimulá-las a frequentar esses espaços e incluí-los em sua prática profissional. Assim, os alunos serão expostos a ambientes não formais de educação desde os primeiros anos da escolaridade, contribuindo para a construção de seu capital cultural e científico”, afirmou.
A programação
Divididas em seis equipes, as meninas vão participar de oficinas de conceitos de ciência aplicáveis à educação infantil, além de palestras e relatos de experiência de cientistas que atuam em escolas e visitas às exposições do Museu Ciência e Vida. Durante a realização da maratona, as alunas vão pensar, discutir e propor soluções tecnológicas para o ensino de ciências na educação infantil e no ensino fundamental I. A equipe da Divulgação Científica da Fundação Cecierj colaborará no apoio técnico, orientando e auxiliando na confecção das apresentações, no uso de ferramentas de design e na elaboração de projetos.
O que é Hackathon?
Historicamente, o termo é fruto da combinação dos termos to hack (de fatiar, quebrar) e marathon (maratona) e costuma ser utilizado para designar maratonas de programação computacional. Esse termo também vem sendo aplicado para competições que resultem em produtos para solucionar problemas, tecnológicos ou não.
Veja a lista dos participantes:
Grupo 1
Colégio: CIEP 341 – Vereador Sebastião Pereira Portes
Professor: André Luiz de Oliveira Teixeira
Alunas: Bianca Brito, Larissa Mattos, Maria Cecília Coutinho, Daniele Queiroz
Grupo 2
Colégio: CIEP BRIZOLÃO 179 – Professor Claudio Gama
Professora: Monique Simões do Nascimento
Alunas: Ana Clara Carvalho, Ana Clara Ferreira, Juliana Ferreira, Karla da Silveira, Nathalia Pimentel
Grupo 3
Colégio: CIEP 341 – Vereador Sebastião Pereira Portes
Professora: Glauce de Assis Silva
Alunas: Rayane Campos, Gabriela Simões, Gabriela Senna, Debora da Silva, Ester dos Santos, Sara das Neves
Grupo 4
Colégio: Colégio Estadual Dr. Alfredo Backer
Professora: Simone Aranha Pimentel
Alunas: Rebeca Silva, Yasmin Reis, Ana Guedes, Thamirys Bezerra, Pamella Melo, Patrícia Inácio
Grupo 5
Colégio: Instituto de Educação Carmela Dutra
Professora: Fabiana Oliveira Rodrigues
Alunas: Djiane Carvalho, Giulia Olívio, Rachel Souza, Menara Genésio, Thuany Soares,
Grupo 6
Colégio: Instituto de Educação Carmela Dutra
Professora: Paula Rocha Pessanha
Alunas: Camilly Ferreira, Letícia dos Santos, Ludmylla de Souza, Victoria Adan, Karen Albiona, Andressa da Silva