Museu Ciência e Vida recebe Maratona Hackathon Meninas Normalistas

Publicado em:

Por

Museu Ciência e Vida recebe Maratona Hackathon Meninas Normalistas

A maratona Hackathon Meninas Normalistas, que será realizada no Museu Ciência e Vida, terá abertura nesta quinta-feira, dia 17, às 9h. O evento é dirigido para as alunas do ensino médio, das escolas públicas e privadas de formação de professores, localizadas na capital e na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. As vencedoras serão conhecidas no dia 18/11. O Hackathon Meninas Normalistas será realizado no Museu Ciência e Vida, localizado na rua Ailton da Costa, s/nº, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias.

Foram classificadas para participarem do evento 32 alunas e seis professores de escolas dos municípios de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Queimados. A maratona é uma realização do projeto “Meninas nas Exatas da Baixada Fluminense”, uma parceria do Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Duque de Caxias.

“O Museu Ciência e Vida, com a realização da maratona, se coloca em um espaço cada vez mais importante de discussão da ciência, tecnologia e inovação, o que só comprova essa vocação que vem sendo construída ao longo desses anos. O hackathon é uma forma de promover capacitação e, especialmente para a educação, aumenta a cooperação, já que as alunas vão trabalhar em grupos, autonomia e pensamento científico e criativo. Tenho certeza que o evento será um sucesso”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Mônica Dahmouche, professora associada da Fundação Cecierj e membro da organização da maratona, falou sobre a competição: “Vejo como uma oportunidade de despertar o interesse das futuras professoras por ciência. O fato de ocorrer em um museu de ciências tem potencial para estimulá-las a frequentar esses espaços e incluí-los em sua prática profissional. Assim, os alunos serão expostos a ambientes não formais de educação desde os primeiros anos da escolaridade, contribuindo para a construção de seu capital cultural e científico”, afirmou.

A programação

Divididas em seis equipes, as meninas vão participar de oficinas de conceitos de ciência aplicáveis à educação infantil, além de palestras e relatos de experiência de cientistas que atuam em escolas e visitas às exposições do Museu Ciência e Vida. Durante a realização da maratona, as alunas vão pensar, discutir e propor soluções tecnológicas para o ensino de ciências na educação infantil e no ensino fundamental I. A equipe da Divulgação Científica da Fundação Cecierj colaborará no apoio técnico, orientando e auxiliando na confecção das apresentações, no uso de ferramentas de design e na elaboração de projetos.

O que é Hackathon?

Historicamente, o termo é fruto da combinação dos termos to hack (de fatiar, quebrar) e marathon (maratona) e costuma ser utilizado para designar maratonas de programação computacional. Esse termo também vem sendo aplicado para competições que resultem em produtos para solucionar problemas, tecnológicos ou não.

Veja a lista dos participantes:

Grupo 1
Colégio: CIEP 341 – Vereador Sebastião Pereira Portes
Professor: André Luiz de Oliveira Teixeira
Alunas: Bianca Brito, Larissa Mattos, Maria Cecília Coutinho, Daniele Queiroz

Grupo 2
Colégio: CIEP BRIZOLÃO 179 – Professor Claudio Gama
Professora: Monique Simões do Nascimento
Alunas: Ana Clara Carvalho, Ana Clara Ferreira, Juliana Ferreira, Karla da Silveira, Nathalia Pimentel

Grupo 3
Colégio: CIEP 341 – Vereador Sebastião Pereira Portes
Professora: Glauce de Assis Silva
Alunas: Rayane Campos, Gabriela Simões, Gabriela Senna, Debora da Silva, Ester dos Santos, Sara das Neves

Grupo 4
Colégio: Colégio Estadual Dr. Alfredo Backer
Professora: Simone Aranha Pimentel
Alunas: Rebeca Silva, Yasmin Reis, Ana Guedes, Thamirys Bezerra, Pamella Melo, Patrícia Inácio

Grupo 5
Colégio: Instituto de Educação Carmela Dutra
Professora: Fabiana Oliveira Rodrigues
Alunas: Djiane Carvalho, Giulia Olívio, Rachel Souza, Menara Genésio, Thuany Soares,

Grupo 6
Colégio: Instituto de Educação Carmela Dutra
Professora: Paula Rocha Pessanha
Alunas: Camilly Ferreira, Letícia dos Santos, Ludmylla de Souza, Victoria Adan, Karen Albiona, Andressa da Silva

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW