Caxias: Hospital de Saracuruna agora tem posto do Detran para identidade de recém-nascidos

Caxias: Hospital de Saracuruna agora tem posto do Detran para identidade de recém-nascidos

A maternidade do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, ganhou na última quinta-feira (02/02), um posto para emissão de carteira de identidade para recém-nascidos. O posto de identificação civil instalado pelo Detran na unidade é o quarto da Baixada Fluminense e o 13º implantado em grandes maternidades públicas do Estado.

O primeiro bebê a receber o documento de identificação foi Gustavo Ribeiro, filho de Sabrina de Oliveira Ribeiro, de 26 anos, moradora do distrito de Xerém (DC). Nascido de parto normal na segunda-feira (30/01), Gustavo será um dos primeiros a receber a nova Carteira de Identidade Nacional, que o Detran-RJ começou a emitir. O documento já vem com o CPF como único número de identificação em todo o território nacional. Além do pequeno Gustavo, mais dois bebês, nascidos nos últimos dias na maternidade do HMAPN, foram identificados e receberão a Carteira de Identidade Nacional. Por enquanto, apenas as crianças de 0 a 11 anos estão recebendo a CIN.

O presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, destacou que o objetivo do órgão, ao abrir postos de identificação em maternidades públicas, é ajudar a combater um problema nacional: o sub-registro civil da população brasileira.
“A proposta é garantir, desde os primeiros momentos, a cidadania das crianças nascidas em território fluminense”, disse o presidente.

O serviço prestado nas maternidades é desenvolvido pelo Detran-RJ, em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Governo do Estado e prefeituras.

Em dezembro de 2022, a Prefeitura de Duque de Caxias finalizou a reforma geral da maternidade do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. A maternidade, especializada em partos de alto risco, passou a contar com 11 enfermarias, com o total de 41 leitos, além de enfermaria canguru (destinada a bebês prematuros), sala de alta, sala para exames obstétricos e um local para exames neonatais. O hospital, que passou para a administração municipal em 19 de janeiro de 2022, chega a realizar uma média de 300 partos por mês.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW