Universidade Rural em Seropédica recebe evento sobre jornalismo nos tempos atuais

Publicado em:

Por

Universidade Rural em Seropédica recebe evento sobre jornalismo nos tempos atuais

Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recuperam a tradição estudantil autônoma e realizarão, entre os dias 18 e 22 de setembro de 2023, a sexta edição da Semana Acadêmica do curso, após cinco anos da última realização.

O evento conta com mais de trinta convidadas e convidados distribuídos nas sete oficinas, cinco mesas redondas e dois minicursos. A inovação da edição traz para sua programação a primeira edição da Mostra de Trabalhos Científicos, Mostra de Trabalhos Práticos, Rádio Comunicar! e o Troféu Capivara. Para a noite de encerramento, será prestada uma homenagem à saudosa jornalista Susana Naspolini. A edição conta com 130 inscritos para participar.

As atividades acontecerão diariamente das 14h às 21h e serão sediadas no Auditório Paulo Freire, Sala de Reuniões e Sala Sete, localizadas no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ, em Seropédica, RJ. Será possível realizar as inscrições no dia do evento, por apenas R$15, garantindo acesso a toda programação disposta. Comunicar! nas redes: https://linktr.ee/comunicarufrrj

Jornalismo em Reconstrução

O “Jornalismo em Reconstrução“, marca o retorno da Comunicar! visando debater os caminhos que a profissão tem trilhado nos últimos tempos, considerando os impactos dos novos suportes e tecnologias. Isso trará a reflexão sobre as mudanças que os estudantes do curso encontrarão no modo de fazer jornalismo ao seguir a profissão.

Oficinas e Minicursos

De segunda a quinta, serão realizadas formações complementares para o desenvolvimento profissional de cada participante. Uma série de oficinas e minicursos foram preparadas para proporcionar, aos inscritos, contato com novas abordagens e práticas jornalísticas. O destaque dessas atividades é o resgate da história do Jornalismo da UFRRJ, trazendo profissionais formados nesta Instituição nos anos anteriores, incluindo atuais estudantes e técnicos de audiovisual ministrando as formações desta edição. Compõe esse time: Victor Sena, Roberto Junior, Yasmim Khaltreen, Augusto Ribeiro, Dougg Collarés, Mateus Cabot, Rafael Viana, Karoline Calumbi e Natália Loyola de Macedo.

Confira a programação:

Minicurso: Jornalismo econômico: um bate-papo enquanto fazemos contas
18 de setembro, 14h-18h, Auditório Paulo Freire
Victor Sena é formado em Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,
turma de 2011. Hoje é editor-assistente no site de economia e negócios Bloomberg Línea.
Tem passagem pelas redações da Exame, Estadão e R7.

Oficina: O Jornalista como Profissional de Comunicação Corporativa
19 de setembro, 14h-17h30, Auditório Paulo FreireRoberto Junior é formado em Jornalismo pela UFRRJ e atualmente realiza mestrado em
Gestão da Comunicação na Instituição argentina UCES, com uma bolsa concedida pelo
governo da cidade de Buenos Aires.

Oficina: Podcast e sua versatilidade, do jornalístico ao não jornalístico
19 de setembro, 14h-15h30, Sala de Reuniões do ICHS
Yasmim Khaltreen é graduanda do curso de Comunicação Social – Jornalismo na UFRRJ. Ela é idealizadora do podcast “Poesia em Vida” e poetisa. E foi no podcast que viu a oportunidade de juntar o jornalismo com a poesia e levar essa paixão adiante, tanto de produzir, editar e escrever.

Oficina: Comunicação visual para o jornalismo
19 de setembro, 15h30-17h, Sala de Reuniões do ICHS
Augusto Ribeiro é aluno do 6º período de Jornalismo da UFRRJ e possui um portfólio com uma série de trabalhos em design, incluindo produções para o Núcleo de Comunicação do curso de Jornalismo (Nucom), a identidade visual da Comunicar! 2023 e parte da diagramação da 9ª edição da Revista Maritaca.

Minicurso: Teatro-jornal
20 de setembro, 14h-18h, Auditório Paulo Freire
Dougg Colarés tem formação técnica em Teatro pelo SENAC São Paulo, bacharel em Jornalismo pela UFRRJ e pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Como artivista, investiga as intersecções entre realidade e ficção no campo da televisão – enquanto lugar social –, do teatro do oprimido, do teatro autoficcional e das performatividades LGBTQIAPN+, com ênfase nas narrativas transvestigêneres. Atualmente, integra o Comitê de Diversidade Inclusão da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, é atuante no projeto Contém-Peças – que transporta peças para audioteatros – e tem desenvolvido o primeiro projeto autoral do coletivo Sobreviventes Teatrais.

Oficina: Audiovisual: Conteúdo digital e boas práticas para as redes
20 de setembro, 16h-17h30, Sala de Reuniões do ICHS
Mateus Cabot é um jornalista formado pela UFRRJ, pós-graduado em cinema pela Estácio e hoje atua como analista de conteúdo digital na Globo. Também é diretor do podcast “Vozes da Deusa” e autor do livro “Bruxaria em Poesia – Basta de teólogos! Nós queremos poetas” (ed. Ascensão).

Oficina: Edição cinematográfica: técnica e arte na construção do filme
21 de setembro, 14h-17h30, Auditório Paulo Freire
Rafael Viana é Técnico em Audiovisual na UFRRJ e possui bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Produção em Audiovisual pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além de ser MBA em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo (USP).

Oficina: Prática de entrevista para jornalismo
21 de setembro, 14h30-16h, Sala de Reuniões do ICHS
Karoline Calumbi é estudante do 6° período de Jornalismo na UFRRJ e possui experiência em entrevistas, incluindo uma das reportagens que compôs a 8° edição da Revista Maritaca, onde entrevistou membros d Orquestra da Maré, além de assinar a diagramação da revista e ocupar o cargo de redatora do site Consulta Pública.

Oficina: Redação para o ambiente online: Webwriting, escrita criativa e conscientização
21 de setembro, 16h-17h30, Sala de Reuniões do ICHS
Natália Loyola de Macedo é formada em Jornalismo pela UFRRJ e pós graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente, realiza mestrado em Cultural e Territorialidade na Universidade Federal Fluminense e trabalha com Planejamento Estratégico e Copywriting na Taioba Digital, empresa de Marketing de Conteúdo que cocriou.

Mesas redondas
Todas as noites são marcadas pelas mesas redondas onde são trazidas para o centro do debate assuntos relacionados à prática jornalística, no Auditório Paulo Freire. Para esse momento, foram convidados dezoitos conferencistas: Flora Daemon, Gabrielli Thomaz, Tatiana Lima, José Cláudio Souza Alves, Matheus de Moura, Marina Lang, Simone Orlando, Luciana Roxo, Mariana Andrade, Eduarda Reis, Nathalia Coelho, Natália Tristão, Ivana Barreto, Jaqueline Alves, Maria Carolina Morganti, Daniella Dias, Diógenes Melquíades e Edvaldo Santos.

A 6ª Semana Acadêmica de Jornalismo terá como tema de sua mesa de abertura “Violência e jornalismo: aproximações e desafios”, tratando do papel do Jornalismo sobre os direitos humanos no Brasil e no mundo. A segunda noite abordará o Jornalismo Investigativo com o tema “Milícias: Expansões e Mutações”.

Para o meio da semana, o papo é sobre o “Jornalismo 2.0: Desafios e Oportunidades no Meio Digital”, discutindo o papel do jornalista no meio digital, sua presença em portais de grandes veículos, na imprensa independente e nas redes sociais. As diversas atuações dos jornalistas nesse ambiente, bem como as perspectivas futuras para sua atuação digital serão exploradas.

“O lugar de mulher é onde ela quiser!” A penúltima noite atende aos pedidos da comunidade estudantil e falará de “Jornalismo Esportivo: de mulheres para mulheres”, com o objetivo de abordar as oportunidades e desafios das mulheres no meio deste nicho jornalístico. Além disso, trará um olhar mais observador sobre como lidar com a constante pressão que as profissionais sofrem para “se encaixar” em um ambiente dominado por homens e da busca constante pela legitimação da opinião e análise técnica feminina.

A quinta e última mesa desta edição da Comunicar! terá como tema “O jornalismo comunitário na Baixada Fluminense e o legado de Susana Naspolini”. Onde será analisada a importância do jornalismo comunitário na visibilidade de vozes da comunidade da Baixada Fluminense e refletir sobre o legado de Susana Naspolini e seus impactos no campo jornalístico.

Mesa de abertura “Violência e jornalismo: aproximações e desafios”
18 de setembro, 18h30Flora Daemon é professora do curso de Jornalismo da UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ser autora do livro “Sob o signo da infâmia”, estudo que recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses. Atualmente pesquisa a relação de cooperação e cumplicidade do Grupo Folha de S. Paulo com a ditadura civil-militar.

Gabrielli Thomaz é jornalista formada pela UFRRJ com MBA em Jornalismo Digital e já escreveu para o The Intercept Brasil, tendo uma das reportagens indicada ao III Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Atualmente é assessora de imprensa do Instituto Fogo Cruzado, organização que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada em três estados através de um aplicativo para celular aliado ao maior banco de dados abertos sobre violência armada da América Latina.

Tatiana Lima é jornalista, mestre em Mídia e Cotidiano pela UFF e Doutoranda em Comunicação Social na mesma instituição, desenvolvendo pesquisa sobre narrativas de sobrevivência no Complexo do Alemão pós-pacificação, atuando como Repórter e Gerenciadora das Redes de Mídias e Físicas do RioOnWatch e integrante do conselho de ensino e pesquisa do Núcleo Piratininga de Comunicação Comunicação (NPC), onde é professora de técnicas de reportagem e entrevista. Além de fazer parte da equipe do Coletivo Pesquisadores Em Movimento do Complexo do Alemão, ligado ao Instituto Raízes em Movimento, com a intenção de conectar os saberes acadêmico e experiencial e editora do Fala Roça.

Mesa 02: “Milícias: expansões e mutações”
19 de setembro, 18h30
José Cláudio Souza Alves é professor de Sociologia da UFRRJ e autor do livro “Dos Barões ao
Extermínio: Uma História da Violência na Baixada Fluminense”.
Matheus de Moura é jornalista formado pela UFSC, mestre em sociologia pela UFRJ e doutorando em sociologia pela UFF, além de pesquisador do GENI. Conta com passagens pela Piauí, Folha, Ponte Jornalismo, UOL, e é autor de “O Coronel que Raptava Infâncias”.
Marina Lang: é mestra em Humanidades pela FFLCH-USP, ganhadora do 2º Prêmio UOL na categoria de jornalismo investigativo pelo caso Marielle Franco e Anderson Gomes, foi palestrante da ColPin 2021 (Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo) e finalista da Seleção de melhores trabalhos do Prêmio Latino-Americano Javier Valdez 2021. Também foi bolsista do Fundo de Jornalismo da International Women Media Foundation em 2020 e da Global Investigative Journalism Network em 2021.

Mesa 03: “Jornalismo 2.0: desafios e oportunidades no meio digital”
20 de setembro, 18h30
Simone Orlando é professora do curso de Jornalismo da UFRRJ, pesquisadora em Cultura Digital, Rotinas Jornalísticas e Práticas de Multiletramento na Cibercultura, além de idealizadora e editora geral do Headline, projeto de extensão de curadoria de notícias diárias no Instagram.
Luciana Roxo é doutora e mestra em Comunicação Social pelo PPGCOM da PUC-Rio, onde foi diplomada jornalista diplomada com especialização em Marketing, professora de Webjornalismo da UERJ e do Centro Universitário UniCarioca, onde é coordenadora do curso de Pós Graduação em Jornalismo Digital e integrante do Núcleo Docente Estruturante de Estudos da Mídia. Sua tese de doutorado “Com a palavra, os leitores: Uma análise da conversação em rede sobre ojornalismo nas mídias sociais” foi indicada aos prêmios Compós e Capes 2021 pelo PPG-COM da PUC do Rio de Janeiro.
Mariana Andrade é jornalista formada pela UFRRJ e atua na área do entretenimento, produzindo
conteúdos sobre filmes e séries em seu perfil do Instagram, onde acumula mais de 40 mil
seguidores. além de ser responsável pelo portal de cultura POP Delírios por séries. Com seu
trabalho como influenciadora digital, se tornou embaixadora da GoCase, uma das maiores
empresas de acessórios para dispositivos móveis do país.

Mesa 04: “Jornalismo esportivo: de mulheres para mulheres”
21 de setembro, 18h30
Eduarda Reis é estudante do sexto período de Jornalismo da UFRRJ com passagem pelo projeto de extensão Headline e atuante e membra da equipe organizadora da Comunicar! 2023.
Natália Tristão atua como Jornalista no meio esportivo há cinco anos, contando com a cobertura de quatro copas do mundo de futebol etendo passagem por grandes veículos como Fox Sports, ESPN, Grupo Globo, e LiveMode, responsável pelas transmissões da CazéTV.
Nathalia Coelho é formada em jornalismo há cinco anos e possui nove anos de experiência na área esportiva, atuando, atualmente, como redatora e editora-assistente do colunadofla,com, maior site de futebol segmentado do Brasil.

Mesa de encerramento: “O jornalismo comunitário na Baixada Fluminense e o legado de Susana Naspolini”
22 de setembro, 18h
Ivana Barreto é professora do curso de Jornalismo da UFRRJ e coordenadora do projeto de extensão “Observatório de Mídia”.
Jaqueline Suarez é jornalista formada pela UFRRJ, comunicadora popular e possui mestrado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente trabalha com escrita de projetos educacionais na Fundação Roberto Marinho e é colaboradora de veículos de comunicação alternativa.
Maria Carolina Morganti repórter da TV Globo, atuando no quadro fixo da programação do RJTV, o Relíquia. Formada em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), é obcecada por descobrir e contar histórias de pessoas e lugares historicamente estigmatizados por notícias sobre violência, sendo esse quase que o discurso único desses locais.
Daniella Dias é formada pela Universidade Veiga de Almeida e pelo afeto de mãe e vó. Com experiência em rádio e televisão, atualmente é repórter dos telejornais locais da TV Globo Rio e apresentadora do programa “Expedição Rio”.
Diógenes Melquíades é repórter cinematográfico da TV Globo. Com atuação em diversos segmentos de reportagens, seu trabalho é focado no jornalismo comunitário.
Edvaldo Santos, produtor com experiência em telejornalismo, atuando na apuração e produção de conteúdo para jornais diários, locais e de rede. Atualmente é produtor do RJTV primeira edição, da TV Globo.

Rádio Comunicar!
A Rádio Comunicar! é o meio de comunicação oficial da 6ª Semana Acadêmica de Jornalismo da UFRRJ. A transmissão ao vivo será feita em vídeo pelo canal homônimo no YouTube e em caixas de som pelos corredores do (ICHS), prédio sede do evento. Durante a Semana, ocorrerão duas horas diárias de programação, das 16h às 18h, entre os dias 18 e 22 de setembro.

Na primeira hora, das 16h e 17h, a programação da Rádio apresentará, diariamente, as principais notícias do Brasil e do mundo, reportagens especiais, informações sobre a Comunicar!, incluindo um bate-papo com professores e avisos da comunidade ruralina.

Para o segundo momento, das 17h às 18h, você acompanhará um podcast de entrevistas com profissionais de diferentes áreas da Comunicação. Na segunda-feira, 18, receberemos a jornalista Flora Daemon para bater um papo sobre Jornalismo e Direitos Humanos. Já na terça,19, a jornalista e professora Cristiane Venâncio falará sobre Jornalismo Policial. Na quarta, 20, a professora de Jornalismo Simone Orlando e a jornalista Michelle Almeida se juntam à equipe do “PodComunicar!” para conversarmos sobre o Jornalismo na internet. Na quinta-feira, 21, o jornalista pelo Coluna do Fla, Vitor Beloti, e o fundador da Atlética de Comunicação, Bruno Todaro, irão nos acompanhar numa conversa sobre Jornalismo Esportivo.

No encerramento da edição, na sexta-feira, a programação vai trazer detalhes das produções dos finalistas que concorrem ao Troféu Capivara.

A Rádio Comunicar! tem o objetivo o desenvolvimento das habilidades que envolvem a mídia sonora e audiovisual nos discentes-participantes desta atividade. Além disso, testar um formato inédito para todos que participarão: o contato com a programação ao vivo.

Rádio Comunicar! no YouTube: https://youtube.com/@Comunicar-UFRRJ

Mostra de Trabalhos Científicos
Deixando a 6ª Semana Acadêmica de Jornalismo da UFRRJ ainda mais completa, estudantes e profissionais apresentarão suas produções acadêmicas na Mostra Científica da Comunicar! 2023, que acontecerá no dia 20 de setembro, às 14h, na Sala de Reuniões do ICHS. A Comissão Científica desta atividade é composta pelas professoras do curso, Alessandra de Carvalho e Sandra Garcia.

Mostra de Trabalhos Práticos
Na tarde de 22 de setembro, às 14h, alunos de Jornalismo da UFRRJ, finalistas do Troféu Capivara, apresentarão suas produções de comunicação realizadas individual ou coletivamente, no Auditório Paulo Freire, ICHS. Ao todo, a Mostra contará com apresentações de trinta e três trabalhos, distribuídos nas categorias de Produção Textual, Mídia Sonora, Fotojornalismo, Audiovisual, Design, Produção Hipermídia para as Redes Sociais.

Troféu Capivara
Já pode separar o traje de gala e colocar na agenda: a premiação dos trabalhos apresentados na Mostra de Trabalhos Práticos que marcará o fim da Comunicar! 2023. Na ocasião, serão revelados os vencedores das seis categorias das modalidades de voto por júri profissional e por voto popular. A cerimônia de entrega do Troféu Capivara acontecerá após a mesa do dia 22 de setembro no Auditório Paulo Freire, ICHS. Todos os trabalhos são avaliados por 5 jurados, 3 juniores e 2 especialistas. A primeira banca foi composta pelos avaliadores junior Laura Miranda, Sara Helane e André Felippe Teodosio que avaliaram 41 trabalhos, elegendo os 33 melhores para a avaliação da banca de especialistas.

A segunda banca é composta pelo avaliador geral Ruan Lima, avaliando todos os trabalhos finalistas, e cada trabalho finalista das categorias, estão sendo contemplados pela avaliação dos especialistas de áreas. Dente os avaliadores especialistas estão Victor Ohana (Produção Textual), Thiago Silva (Fotojornalismo), Marcelo Delgado (Mídia Sonora), Alessandra Guimarães (Audiovisual), Débora Pessanha (Design) e Felipe Carmo (Produção para Redes Sociais/Hipermídia). Além disso, a primeira edição do Troféu Capivara fará sua homenagem a jornalista Susana Naspolini (in memoriam) em reconhecimento aos seus excelentes trabalhos prestados a comunidade e por inspirar atuais e futuras gerações de jornalistas.

SERVIÇO
6ª Semana Acadêmica de Jornalismo da UFRRJ
Comunicar! 2023 Jornalismo em Reconstrução
Data: 18 a 22 de setembro de 2023
Horário: 14 às 21h
Local: Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFRRJ – Km 07,Zona Rural, BR-465,
Seropédica – RJ, 23890-000
Resumo das atividades
7 oficinas
5 mesas redondas
2 minicursos
1 mostra científica
1 mostra prática
1 premiação

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW