Verão: Magé divulga normas de uso das cachoeiras na cidade

Publicado em:

Por

A estação mais quente do ano está chegando, e as cachoeiras de Magé são um dos principais destinos de moradores e turistas para se refrescarem. Com isso, a Prefeitura montou a Operação Verão 2023/2024 para conscientizar, fiscalizar e monitorar a utilização das cachoeiras da cidade, visando à preservação do patrimônio ambiental.

Grandes responsáveis pelo alto número de acessos às cachoeiras, as excursões para Santo Aleixo, Andorinhas, Rio do Ouro e Cachoeira Grande precisam de autorização, credenciamento e selo de identificação nos veículos coletivos (ônibus, vans e micro-ônibus). Para solicitar a autorização, é necessário entrar em contato com a Subsecretaria de Turismo pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Av. Cel. João Valério, Edifício Golden Tower, 241, 6º andar, sala 608 – Flexeiras, Magé.

É necessário verificar se há vagas para o dia desejado e efetuar o pagamento das taxas: credenciamento anual no valor de R$ 69,10; e licença de acesso por veículo no valor de R$ 255,04. Após o pagamento, o responsável pela excursão deve comparecer à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos para agendar a autorização, apresentando os seguintes documentos: RG e CPF; contrato da empresa de ônibus, CNPJ, número de ordem do veículo e placa, nome do(s) motorista(s) e respectivo documento (CNH); xerox do comprovante de residência do responsável pela excursão; e comprovante de pagamento das licenças.

A Secretaria de Transporte realizou o cadastramento das áreas em que haverá bloqueios de veículos. Os moradores da Rua Capitão Antera receberão um adesivo de identificação na cor azul. Para o bloqueio do Tamanqueiro, os moradores das ruas Manoel Pereira dos Santos, Álvaro Teixeira dos Santos e Julieta Gomes serão identificados pela cor verde. A cor laranja identificará os moradores das ruas Itaperuna, Rio das Flores, Paraty, Duas Barras, Araruama, Alfredo Pinto e Alcino Leite, para o bloqueio do Batatal.

A Secretaria de Meio Ambiente alerta que é proibido o consumo de bebidas em garrafas de vidro nas cachoeiras, fazer churrascos, caçar e retirar plantas, além de emitir som alto e despejar lixos, sob pena de multa. A Prefeitura realizará a fiscalização e receberá denúncias pelo e-mail [email protected].

Para realizar trilhas com segurança, a Defesa Civil pede que os moradores cadastrem seu CEP através do SMS 40199 para receber alertas de risco. Os banhistas devem evitar tomar banho em locais com pouca visibilidade na água e ficar atentos ao aparecimento de folhas e galhos na água, que podem ser sinais de uma possível cabeça d’água. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 2317-0215, Bombeiros (193) e SAMU (192).

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW