Nova Iguaçu: prefeitura alerta contra possíveis golpes do IPTU

Publicado em:

Por

Nova Iguaçu: prefeitura alerta contra possíveis golpes do IPTU

Os cidadãos de Iguaçu que já receberam as e-cartas do IPTU 2024, o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, devem ter percebido uma mudança nos carnês. Este ano, a Prefeitura de Nova Iguaçu adotou o novo modelo de distribuição de boletos. As outras cidades da região metropolitana seguiram o mesmo caminho. Por isso, a população deve ser cautelosa para evitar golpes.

“As pessoas devem estar atentas ao código de barras. É no segundo grupo de números, do quinto ao oitavo dígito, que está a sequência que informa quem é o beneficiário. No caso da Prefeitura de Nova Iguaçu, o código é 2911. Além disso, no ato do pagamento deverá aparecer o nome da Prefeitura como beneficiário”, alerta Fabiano Muniz, secretário municipal de Economia e Finanças.

Ao abrir a correspondência, o contribuinte deve verificar an identidade da e-carta antes de fazer o pagamento. Isso pode ser feito usando o código de barras ou Pix. O layout utilizado pela Federação Brasileira de Bancos para o uso de código de barras para arrecadação e recebimento consiste em uma série de números que indicam para onde o banco recebedor irá fornecer informações e crédito.

Além das e-cartas enviadas aos contribuintes, você também pode obter os boletos diretamente na Central de Atendimento ao Contribuinte, que fica no andar térreo da Prefeitura, na Rua Athaíde Pimenta de Moraes 528, Centro, ou usando o Portal do Contribuinte em www.novaiguacu.rj.gov.br.

Ao usar e-cartas em vez de carnês antigos, os cofres públicos economizaram aproximadamente 50% do custo. Ao receber uma correspondência contendo informações fraudulentas, o contribuinte deve imediatamente registrar an ocorrência na delegacia mais próxima e entrar em contato com a Central de Atendimento ao Contribuinte para solicitar a segunda via do pagamento do tributo.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW