BID anuncia 5,5 bilhões de reais para tragédia climática no Sul do Brasil
Publicado em:
O empenho para a recuperação do estado brasileiro do Rio Grande do Sul está alinhado ao acordo entre 10 bancos multilaterais para aumentar o envolvimento com o enfrentamento às mudanças climáticas. Banco Interamericano de Desenvolvimento colabora com a presidência brasileira do G20 na Trilha de Finanças e nas ações da Força-Tarefa de Combate à Fome.
Serão 5,5 bilhões de reais em recursos do Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) destinados à proteção dos empregos, apoio às pequenas e médias empresas e projetos de infraestrutura para reconstrução das cidades devastadas pelas chuvas no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito por Ilan Goldfajn, presidente do banco,em Brasília, nesta quinta-feira (09).
De acordo com Goldfajn, 1.5 bilhões de reais já estão garantidos e podem ser acessados por meio de empréstimo imediatamente. O recurso advém de contratos novos já negociados que terão os trâmites acelerados para atender a emergência humanitária no Sul brasileiro em projetos de apoio a micro e pequenas empresas e socorro imediato. Outros 4 bilhões de reais são de linhas de crédito para negociações futuras, visando a reconstrução de infraestrutura resiliente e que também terão o processo de acesso facilitado para ações no estado, assegurou o banqueiro.
“É uma tragédia sem precedentes, centenas de milhares sem luz, abrigo, água, estradas, estruturas foram afetadas. Mais um desastre, mas nós temos observado isso em toda a América Latina. O BID pode ajudar, além desse pacote de medidas, com conhecimento técnico em projetos que sejam resilientes e com estudos, com propostas, para tentar enfrentar o cenário”, declarou Ilan, que também anunciou a doação de 3 milhões de reais para ajuda humanitária ao estado brasileiro.