Dia do Orgulho Nerd na Baixada Fluminense terá atrações no Sesc
Publicado em:
Os nerds e geeks vão ocupar as unidades do Sesc RJ na Baixada Fluminense. É o Sesc Orgulho Nerd 2024, que vai acontecer nos dias 18, 25 e 26 de maio em Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu, com uma extensa programação para esse público, que é aficionado por quadrinhos, animação, games e tecnologias emergentes. A entrada é gratuita.
No próximo sábado (18/5), às 9h, o evento inicia no Sesc Duque de Caixas com uma exposição de jogos independentes e desenvolvedores. Às 15h, vai acontecer o tradicional desfile de cosplays. No mesmo dia, às 16h, acontecerá uma palestra sobre “Dublagem e IA”, com o dublador Wirley Contaifer, famoso por ser a voz brasileira de personagens como Michelangelo (As Tartarugas Ninja) e Peter Parker (O Homem-Aranha). Ele vai falar sobre conversa sobre cultura geek, produção criativa e dublagem e inteligência artificial.
No Sesc São João de Meriti, a evento vai acontecer em 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd – a partir das 10h. Haverá arena gamer, com várias gerações de vídeos games, desfile de cosplays, oficina de criação de animes, feira de quadrinistas e várias exposições, entre elas, de Lego, de escultura e modelagem em clay, de dioramas temáticos com personagens como Zelda, Lara Croft e Gris e de desenvolvedores de jogos independentes.
Às 14h, o público poderá conferir uma palestra com a dubladora Fernanda Riberio, num encontro sobre dublagem e representatividade. Fernanda é a voz por traz de personagens da Disney, como Rapunzel (Enrolados) e Merida (Valente). Em 2020, ela foi vítima de racismo por não acreditarem que ela, uma mulher negra, dublou personagens e princesas brancas. Só recentemente foi convidada a dublar uma atriz negra, a Diana (Jada Harris), na série “Lovecraft country”, da HBO.
No dia 26 de maio, às 10h, a programação continua no Sesc Nova Iguaçu com uma palestra com o dublador Ronaldo Júlio sobre os desafios na dublagem na atualidade e a contribuição da inteligência artificial nesse processo. A unidade ainda vai receber oficinas de colagem analógica, de personagens, arena gamer e cosplays.
O Sesc Orgulho Nerd também vai acontecer em outras 11 unidades do estado. Este ano o projeto chega com o tema “Caminhando pela linha do tempo: retrospectiva e futuro da cultura nerd”, em que serão abordados diversos aspectos relevantes que mostram como o tempo influencia e é influenciado por essa cultura.