‘Desova’: filme sobre desaparecimento forçado na Baixada Fluminense estreia no Canal Futura

Dirigido e roteirizado por Laís Dantas, o documentário da Quiprocó Filmes mostra também as consequências e traumas nas vidas de mães que perderam seus filhos

Publicado em:

Por

O curta “Desova”, da Quiprocó Filmes, estreia dia 31 de maio, sexta-feira, às 23h, na programação do Canal Futura. O filme, que tem roteiro, direção e direção de fotografia de Laís Dantas, investiga o desaparecimento forçado na região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Após a estreia, o filme ficará disponível no Globoplay.

“Desova” teve sua estreia internacional no 12º Festival Internacional de Cine Político – FICIP, em Buenos Aires, em maio de 2023, levando o Prêmio de Melhor Filme na Competição Oficial Internacional de Curtas-metragens e também foi selecionado para o 19° Brésil en Mouvements, 3ª Semana do Cinema Negro de BH, VI Mostra SESC de Cinema e VII Congreso ALA.

Filmado na região do KM 32, em Nova Iguaçu, além de localidades próximas, “Desova” apresenta dados alarmantes sobre o problema, com depoimentos de mães que se organizaram em coletivos e em grupos de arteterapia para lidar com a dor da ausência, além de depoimentos de pesquisadores e estudiosos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que desenvolvem pesquisas focadas no assunto.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW