Projeto Educa Judô Brasil transforma vida de 280 crianças em Japeri através do esporte

Iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e a Associação de Judô Corpore Sano, com o objetivo de promover o esporte entre os jovens

Publicado em:

Por

Projeto Educa Judô Brasil transforma vida de 280 crianças em Japeri através do esporte

Um total de 280 meninos e meninas de quatro escolas municipais de Japeri estão participando do projeto Educa Judô Brasil, que visa promover a disciplina e melhorar o desempenho escolar através do judô. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e a Associação de Judô Corpore Sano, contando com o apoio da empresa NTS e do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte. A NTS destina parte do seu imposto de renda para financiar projetos esportivos, promovendo também a sustentabilidade e a educação financeira junto às famílias.

A infraestrutura necessária é fornecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, tornando o projeto totalmente gratuito. Cada aluno recebe um kit contendo kimono, blusa e chinelo. As aulas, com duração de uma hora, continuam durante as férias, garantindo a continuidade do aprendizado e da prática esportiva nas escolas municipais Frei Maurício Viann, Pedra Lisa, Regina Célia Batista e Professora Etiene de Souza.

O projeto Educa Judô Brasil já beneficia mais de 6 mil crianças em 67 municípios de cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No estado do Rio, além de Japeri, o projeto está presente em Nova Iguaçu, Miguel Pereira, Duque de Caxias e Macaé.

Na Escola Municipal Frei Maurício Viann, nesta segunda-feira, 15, aconteceu a entrega de kits contendo kimono, blusa e chinelo para 70 alunos que participam das aulas de judô, realizadas duas vezes por semana no contraturno escolar.

Saulo Moura, gestor da Escola Municipal Frei Maurício Viann, destacou a importância do projeto: “O esporte traz disciplina, melhora a parte cognitiva e o desempenho dos alunos. Incentiva a melhorar o comportamento. Esse projeto tem sido valioso para toda a escola”, disse Saulo.

Para a professora e árbitra nacional de judô, Claudia Barros, é importante ressaltar como o judô ajuda na disciplina dos alunos. “Estamos formando cidadãos. Um exemplo de disciplina que buscamos é que, se não tiver notas boas, não pode participar. Com isso, conseguimos o melhor rendimento dos alunos”, disse Claudia.

Já Cleber do Carmo, coordenador técnico do projeto, afirmou que esporte e educação devem andar juntos, como ocorre em países de primeiro mundo: “Judô é um esporte de origem japonesa que educa e dá disciplina. O resultado é muito bom. Nossa proposta é moldada através da lei de incentivo fiscal. Judô transforma as pessoas.”

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW