Estudantes da Baixada Fluminense lançam livros sobre preservação ambiental em projeto transformador

SuperAutor envolve alunos de 6 a 12 anos em escrita criativa e conscientização ambiental

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#Águas do Rio #Literatura

Estudantes da Baixada Fluminense lançam livros sobre preservação ambiental em projeto transformador

Alunos de cinco escolas da Baixada Fluminense participaram de um momento especial ao lançarem seus próprios livros em uma tarde de autógrafos emocionante. A atividade marcou o encerramento do projeto SuperAutor, promovido pela concessionária Águas do Rio em 13 escolas públicas fluminenses, com o objetivo de incentivar a escrita, a leitura e a preservação ambiental.

Cerca de 287 estudantes, com idades entre 6 e 12 anos, tornaram-se autores e ilustradores de suas histórias, apresentando os livros a familiares, professores e colegas. A iniciativa promoveu a união entre educação e impacto social, transformando a criatividade das crianças em um instrumento de conscientização cidadã.

Escrevendo histórias e cultivando valores

O SuperAutor envolveu os alunos em um processo de criação literária durante seis encontros, nos quais desenvolveram textos e ilustrações que abordavam temas como saúde, cidadania e meio ambiente. Todo o suporte foi oferecido às escolas, desde materiais pedagógicos até vídeos online e capacitação para os professores. Além disso, as famílias foram incentivadas a reforçar os aprendizados em casa, fortalecendo os laços entre escola, comunidade e núcleo familiar.

Cristiana José, diretora da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados, destacou o impacto positivo da iniciativa:

“Iniciativas como essa desenvolvem a criatividade, o senso crítico e a valorização da leitura nos alunos, além de tratar de questões importantes, como a preservação ambiental. Esses jovens são os futuros usuários dos recursos que preservamos agora.”

O poder da educação e da criatividade

Para os alunos, a experiência foi uma oportunidade única de expressar suas ideias de maneira criativa e ganhar protagonismo em suas histórias. Samuel Felipe, de 6 anos, compartilhou sua empolgação com o processo:

“Escrever um livro foi muito divertido. No início, foi difícil pensar na história, mas, com o apoio da minha professora e da minha mãe, consegui criar e ilustrar o que eu queria. Adorei desenhar os personagens e compartilhar ideias com meus amigos.”

Além de estimular a leitura e a escrita, o projeto abordou a preservação dos recursos naturais, formando uma geração mais consciente. Anderson Lopes, supervisor de Responsabilidade Social da Águas do Rio, reforçou a importância da ação:

“Acreditamos que ações como essa são fundamentais para formar gerações mais comprometidas com a preservação dos recursos naturais. É inspirador ver os alunos expressando suas ideias de forma criativa e se tornando protagonistas de suas histórias.”

Inclusão e impacto social na Baixada

O SuperAutor já produziu cerca de mil exemplares impressos, beneficiando alunos de escolas de Belford Roxo, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, além de outras cidades do estado, como São Gonçalo e Itaboraí.

O projeto destaca o potencial da educação em comunidades vulneráveis, unindo criatividade e aprendizado para formar cidadãos conscientes e capacitados para criar novas histórias, tanto na literatura quanto na vida real.

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