IPTU 2025 em Nilópolis: boletos chegarão às residências a partir da segunda semana de janeiro

Por

#IPTU

IPTU 2025 em Nilópolis: boletos chegarão às residências a partir da segunda semana de janeiro

Os munícipes que não tiverem recebido o seu IPTU 2025 em sua residência até meados de janeiro, têm a comodidade de acessar no site da Prefeitura de Nilópolis (www.nilopolis.rj.gov.br) e baixar o documento no Portal do Contribuinte. Ali, haverá a opção de imprimir a cota única com vencimento até 31 de janeiro (com desconto de 10% no valor do imposto) ou 28 de fevereiro (com desconto de 5% no valor do imposto) e as 10 parcelas, que começam a vencer em março.

Existe ainda a possibilidade da emissão da segunda via do boleto do IPTU no Departamento de Rendas Imobiliárias (DRI) na Secretaria de Fazenda situada no térreo do prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No setor, neste momento terá acesso a emissão somente da Cota Única, estando as guias das parcelas disponíveis a partir da segunda quinzena de fevereiro.

“É importante que, ao receber a correspondência do carteiro, a pessoa confira se o boleto tem a logomarca do município e os dados do imóvel, como localização, endereço e área territorial. Confirmar essas informações é importante para evitar os golpes”, salientou a secretária de Fazenda, Janaina Tellini.

Os Correios vão distribuir em torno de 56 mil cartas com o boleto do IPTU nos imóveis cadastrados.

O vencimento do imposto para os contribuintes que optarem pelo parcelamento será sempre no dia 10 de cada mês e, quando a data cair num final de semana, no primeiro dia útil subsequente.

“A mudança da forma de emissão de carnê para o e-carta vai significar economia de custos, respeito ao meio ambiente com a diminuição no uso de papel e maior praticidade quanto à impressão, envelopamento e distribuição”, listou Janaina Tellini.

O contribuinte poderá realizar o pagamento de seu imposto via internet, pelo site do banco que possua conta, nas casas lotéricas e nos mais diversos meios físicos e digitais disponibilizados pelas instituições financeiras credenciadas.

O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do executivo municipal. “A receita proveniente do pagamento do IPTU permite ao município oferecer melhor serviço aos munícipes, seja nas áreas de saúde, educação e obras na cidade”, salientou a secretária de Fazenda.

Atualização de dados

Contribuintes que precisam atualizar os dados sobre seu imóvel ou mesmo cadastrá-lo, podem aproveitar a oportunidade para atualizar suas informações pelo e-mail [email protected], indicando a inscrição do imóvel, o CPF ou CNPJ, um número de telefone com o aplicativo de mensagens WhatsApp e um endereço de e-mail válido. Ou pessoalmente no próprio Departamento de Receitas Imobiliárias (DRI).

Portal do Contribuinte

O portal de Contribuinte apresenta 16 opções de serviços. Alguns ainda em fase de conclusão como, por exemplo, abertura de um processo de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o parcelamento dos Tributos inscritos em Dívida Ativa. E os demais em funcionamento como a retirada da segunda via de tributos municipais, o acesso ao sistema de NFe e REGINS e a consulta de processos e legislações municipais, também são oferecidos neste local específico dentro do site.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW