São João de Meriti recebe reforço para limpeza do Rio Pavuninha
Ação do programa Limpa Rio busca minimizar riscos de alagamentos na região

A Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu uma escavadeira para intensificar a limpeza do Rio Pavuninha, no Centro do município. O equipamento foi cedido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) como parte do programa Limpa Rio, que realiza dragagem e desassoreamento de rios e canais em diversas cidades do estado.
O objetivo da ação é preparar a região para o período de fortes chuvas e reduzir os riscos de enchentes e alagamentos, garantindo mais segurança para os moradores. O prefeito Léo Vieira acompanhou o trabalho da equipe e destacou a importância da iniciativa.
Parceria fortalece ações preventivas
De acordo com Léo Vieira, essa colaboração com o governo estadual tem resultado em um dos maiores programas de prevenção já realizados no município. “O Rio Pavuninha está recebendo as intervenções necessárias tanto do nosso lado, quanto do lado do Rio de Janeiro pela equipe da Comlurb. Quero agradecer por essa união de forças que é fundamental para cuidar da população da região”, afirmou o prefeito. Ele ainda citou o apoio do governador Cláudio Castro, do secretário estadual do Ambiente, Bernardo Rossi, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Impacto para os moradores
A limpeza do Rio Pavuninha é uma demanda antiga da população. Morador do Centro de São João de Meriti há 35 anos, Jociley Nilo acompanhou os trabalhos e reforçou a importância da ação. “É essencial manter esse rio limpo, porque sabemos que ele já transbordou em anos anteriores. Agradeço pela força das equipes que estão retirando todo esse lixo”, comentou.
O programa Limpa Rio já atendeu diversos municípios da Baixada Fluminense e segue com cronograma de ações para mitigar problemas causados pelas chuvas. Em São João de Meriti, a expectativa é de que a limpeza do Rio Pavuninha contribua significativamente para a redução de transtornos, beneficiando diretamente os moradores da região.