Governo do Rio anuncia investimentos na Transbaixada e no Arco Metropolitano
A criação da Transbaixada permitiria a integração de algumas cidades da Baixada Fluminense com a Avenida Brasil
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Por Millena Borges
Em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Cláudio Castro, governador do Estado do Rio de Janeiro, anunciou investimento de R$ 3 a R$7 bilhões em infraestrutura. Castro utilizou como exemplo a Transbaixada e o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. “Só no Arco devemos investir R$ 60 milhões em iluminação de LED para aumentar a segurança e reduzir o pedágio”, declarou.
O Arco Metropolitano, também conhecido como Rodovia Raphael de Almeida Magalhães, é uma autoestrada que liga os municípios de Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica e Itaguaí. Desde antes de sua inauguração, a via de R$1,9 bilhões apresentou irregularidades.
Além de ter sido investigada pela Lava Jato por superfaturamento, o Arco Metropolitano era evitado por motoristas devido a escuridão e os riscos de assalto. Em 2019, foi notificado que a grande maioria dos postes na rodovia não funcionavam, o que levou ao registro de 199 roubos a motoristas naquele ano.
A Transbaixada é um projeto do governo Sérgio Cabral anunciado em 2011 que jamais saiu do papel. Localizada nas margens do Rio Sarapuí, a via ligaria a Rodovia Washington Luiz à Via Dutra, Via Light e Deodoro, passando por Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias.
O projeto previa integrações na Via Light com a Avenida Brasil, uma por dentro do Parque Municipal Natural do Gericinó até Bangu, outra com o prolongamento da Via Light até Anchieta. Essa extensão permitiria a criação de uma linha de BRT, viabilizando uma ligação direta entre a Avenida Brasil com Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti.