Linha Vermelha: entenda a faixa exclusiva para o Aeroporto Internacional no sentido Baixada Fluminense
Corredor tem 2,2km de extensão e pode gerar multa para quem entrar e resolver sair da faixa

A linha Vermelha terá uma faixa exclusiva para acessar an Ilha do Governador e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), localizado na zona norte do Rio de Janeiro.
A Cet-Rio informou que a medida foi tomada com o objetivo de regular o trânsito devido ao aumento tanto do fluxo de carros na via expressa quanto do número de voos no Galeão.
A CET-Rio afirma também que o corredor é apenas em um sentido porque a bifurcação na Ilha do Fundão, que separa os caminhos para a Ilha do Governador (onde fica o aeroporto) dos caminhos para a Baixada, causa um problema persistente de trânsito.
Após a conclusão da obra de asfalto liso e a instalação de toda a sinalização, é esperado que a operação comece no início de fevereiro.
O chão está sendo pintado com o símbolo do aeroporto na pista exclusiva.
Em vídeo com oferecimento da Martins Carros, localizada em Vilar dos Teles (São João de Meriti), o Site da Baixada resume o assunto da Faixa Exclusiva do Galeão na Linha Vermelha de um jeito simples e divertido:
https://www.instagram.com/p/C212pJxu_ZV/
Onde fica o Corredor para Aeroporto Internacional?
Os carros que usam a linha Vermelha para a Ilha do Governador ou o Galeão terão acesso à faixa exclusiva.
Na linha Vermelha, está sendo construído um corredor de extensão de 2.200 metros.
No trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha do Governador, a faixa exclusiva funcionará no sentido da Baixada Fluminense da Linha Vermelha.
Haverá fiscalização eletrônica para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada.
Multa de R$195 para quem sair da faixa
Os carros que usam a faixa precisam seguir para an Ilha do Governador. O sistema identificará uma evasão caso sigam para a Baixada Fluminense.
Se o motorista entrar por engano na faixa, terá que seguir até a entrada da Ilha do Governador para voltar à Linha Vermelha.
A inspeção será realizada por meio de sistema eletrônico. Aqueles que violarem as regras serão punidos severamente com uma multa de R$ 195,23 e uma perda de 5 pontos na carteira de habilitação.
A Cet-Rio afirma que o objetivo é organizar os fluxos e aumentar a fluidez tanto para quem vai à Ilha quanto para quem vai à Baixada.
Prefeitura calcula aumento de 30% no volume de veículos em 2024
O objetivo do corredor é aumentar o tráfego via expressa devido ao aumento previsto dos voos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e, portanto, aumentar o tráfego para an Ilha do Governador.
O Galeão teve um aumento de 85% no movimento de passageiros entre o Natal e o réveillon do ano passado em comparação com 2022, depois de várias medidas tomadas para equilibrar an oferta de voos entre os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont.
No período, aproximadamente 530 mil pessoas viajaram pelo local.
A prefeitura projeta um aumento de 30% no número médio de carros que vão para a Ilha do Governador por dia até 2024.
O fluxo da Ilha do Governador no ano passado foi de aproximadamente 30 mil veículos, um terço do fluxo da pista. Cerca de 60 mil pessoas também viajavam em direção à Baixada Fluminense.