Seropédica teve 8 tiroteios registrados nos últimos 30 dias

Publicado em:

Por

Seropédica teve 8 tiroteios registrados nos últimos 30 dias

O estudante de biologia da UFRRJ, Bernardo Paraíso, de 24 anos, foi morto por uma bala perdida durante um tiroteio entre milicianos na tarde desta segunda-feira (08), em Seropédica, na Baixada Fluminense. Além de Bernardo, duas crianças de 1 ano e de 4 anos, e mais dois homens foram baleados no tiroteio que ocorreu na região central do município, a 2 km da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Com este caso, já são 66 tiroteios no município nos últimos 8 anos, entre julho de 2016 e abril deste ano: 27 pessoas foram mortas e 17 ficaram feridas. Somente em 2024 foram 10 tiroteios, com dois mortos e cinco feridos, segundo Instituto Fogo Cruzado.

Não é de hoje que moradores de Seropédica têm reclamado da violência no município. Nas últimas semanas, a violência armada na região aumentou e em nove dias, abril deste ano já é o mês com mais tiroteios e mais baleados em Seropédica dos últimos oito anos. Foram cinco tiroteios entre os 10 mapeados só em 2024. Sete pessoas foram baleadas: uma morreu (o estudante da UFRRJ) e outras seis ficaram feridas. Nos últimos 30 dias, oito tiroteios foram registrados, com uma pessoa morta e seis feridas. É o período mais violento da série histórica. No mesmo período em 2023 (09/03 a 09/04) houve um tiroteio sem vítimas e em 2022, um tiroteio com um morto.

A alta da violência no município acontece após a morte do miliciano Ricardo Coelho da Silva, conhecido como “Cientista”, apontado como líder da milícia de Nova Iguaçu e Seropédica na Baixada Fluminense, em 13 de março deste ano. Ao todo, já são sete tiroteios e sete baleados na região desde a morte do miliciano.

Em oito anos, Seropédica registrou três crianças baleadas: uma morreu e duas ficaram feridas. As vítimas eram Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, baleada dentro do carro da família durante uma abordagem da PRF, no Arco Metropolitano, na altura de Seropédica, no dia 8 de setembro de 2023, e as duas crianças atingidas no tiroteio desta segunda-feira (08/04).

Por conta do tiroteio desta segunda-feira que terminou com a morte de um estudante, a UFRRJ emitiu um comunicado declarando luto de três dias e suspendeu as atividades desta terça-feira (09).

SOBRE O FOGO CRUZADO

O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.

Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 50 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e de Belém.

Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR