Na véspera do Dia da Baixada, região registra 146 óbitos por Coronavirus

19.7% dos óbitos no Estado estão na Baixada Fluminense, aponta Governo

Publicado em:

Por

Na véspera do Dia da Baixada, região registra 146 óbitos por Coronavirus

O próximo 30/abril será diferente dos anos anteriores: marcado por ocupações na mídia e manifestações artísticas espalhadas por todo o território, em 2020 o Dia da Baixada será marcado pela pandemia do Coronavirus e pela marca de mais de 100 óbitos decorrentes de Coronavirus.

Já são 1.375 casos e 146 óbitos espalhados pela região, de acordo com números fornecidos pelo Governo do Estado. Se o primeiro caso confirmado foi registrado há pouco mais de um mês atrás em Duque de Caxias, hoje a cidade soma 337 casos e 68 óbitos.

A cidade se tornou protagonista do noticiário nacional em algumas ocasiões durante a pandemia, após o prefeito Washington Reis ter afirmado que a cura viria das igrejas e semanas depois ter sido internado em Botafogo (Rio de Janeiro) sob confirmação de Covid-19.

Recentemente a Duque de Caxias protagonizou novamente o noticiário após o acúmulo de corpos de pessoas vítimas de covid-19 nos corredores do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, durante o fim de semana. De acordo com a prefeitura, a situação foi normalizada na segunda-feira (27). Pelo menos 15 corpos estariam no corredor próximo ao necrotério, que tem capacidade para 25 cadáveres, sendo dez deles de vítimas do novo coronavírus.

Atualmente todas as 13 cidades da Baixada Fluminense registram casos de Covid-19 e somente Seropédica não registrou óbitos, conforme os dados fornecidos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. No total são 146 óbitos, representando 19.7% dos óbitos em todo o estado – que registra 738 óbitos e 8.504 casos confirmados.

Dia da Baixada deveria ser dia de festa

Anualmente as cidades da região celebram o Dia da Baixada, criado para mexer com o orgulho de quem habita as 13 cidades que compõem a Baixada Fluminense. Historicamente a região é alvo do noticiário de forma negativa, sendo conhecida nacionalmente como um local de violência.

Para enfrentar a imagem negativa e também valorizar o que a Baixada Fluminense tem de melhor, anualmente no 30 de abril acontecem shows e eventos em geral espalhados por todo o território. Até a inauguração do Shopping Nova Iguaçu foi escolhida para esta data, reunindo centenas de artistas e milhares de pessoas numa programação de uma semana inteira. As unidades do Sesc de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu também realizam atividades em homenagem a data. Coletivos de todos os cantos se mobilizam para ocupar ruas e praças com atividades artísticas.

O Dia da Baixada foi criado através da Lei 3.822, proposta em 2001 e sancionada 2002. A data faz referência à inauguração, em 30 de abril de 1854, da primeira ferrovia brasileira, que ligava o porto de Mauá – Estação da Guia de Pacopaíba, em Magé – à região de Fragoso.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW