Webserie ‘Lugar de Parir’ traz histórias de mulheres da Baixada Fluminense em busca de partos respeitosos

Webserie ‘Lugar de Parir’ traz histórias de mulheres da Baixada Fluminense em busca de partos respeitosos

O que era antes ‘apenas’ um compilado de entrevistas da jornalista Priscila Bispo e do fotógrafo Mazé Mixo vai virar série. A estreia do episódio piloto, que traz histórias de mulheres da Baixada Fluminense em busca de partos respeitosos, é neste sábado, dia 27/02 às 17h, quando também acontece a live de lançamento, no canal do YouTube da websérie.

Lugar de Parir traz uma reflexão sobre humanização do parto, dos direitos da mulher e a saúde pública sob essa ótica nas periferias e subúrbios do Rio de Janeiro. Lança também um olhar sobre a importância de profissionais de saúde realmente comprometida(o)s em fazer desse ‘lugar’ – físico ou simbólico – um espaço possível e humano onde as mulheres que mais precisam possam parir seus filhos. Doulas, enfermeiras obstetras, psicólogas e mães reafirmam a necessidade de espaços mais acessíveis e inclusivos, em especial, iniciativas como grupos de apoio ao parto – a exemplo do Ishtar Rio que passou a ter uma outra perspectiva de humanização quando o núcleo de Nova Iguaçu foi inaugurado pela doula e moradora de Belford Roxo, Paula Inara.

Para a realizadora e jornalista Priscila Bispo, a série levanta ainda a necessidade de estabelecer políticas públicas com um olhar mais atento a essas questões. ”Iniciativas como grupos de apoio ao parto, além de perguntas como: “humanização pra quem?” e “informação, acesso e humanização estão chegando pra quem mais precisa? são questões extremamente importantes que são abordadas por quem viveu de perto essa experiência”, conclui a idealizadora.

A live conta com as participações pra lá de especiais da doula e educadora perinatal Paula Inara e da enfermeira obstetra Mariane Marçal. Paula é, também, coordenadora dos núcleos do @ishtar_rj na Baixada Fluminense e representante da Associação de Doulas do Rio de Janeiro. Mariane é enfermeira obstetra na Sankofa – Atendimento Gestacional e especialista em Saúde Pública pela Fiocruz.

O Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG patrocinam o lançamento do episódio piloto da websérie Lugar de Parir.

Foto de capa: Mazé Mixo.

No seu email

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email. Sem spam.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW