Vacinação contra a gripe: Moradores de Nova Iguaçu enfrentam contradições nas informações

Dos 37 postos de vacinação presentes na listagem oficial da prefeitura, apenas 10 atenderam as ligações do Site da Baixada e apresentaram informações sobre a vacinação.

Publicado em:

Por

Vacinação contra a gripe: Moradores de Nova Iguaçu enfrentam contradições nas informações

UBS Jardim Santa Eugênia, encontra-se fechada para reformas. Foto: Julia Silva.

A vacinação contra a gripe no município de Nova Iguaçu se encerra nesta sexta (9/7) para os grupos prioritários e a partir de segunda-feira (12/07), a população geral poderá ir aos postos se vacinar. No final de junho, a prefeitura informou que apenas 10% do público alvo foi vacinado devido à baixa procura. Contudo, há moradores que, mesmo procurando, não conseguiram se vacinar.

No dia 14 de maio, o casal de idosos Paulo e Mislene, ambos de 60 anos, tentaram se vacinar na Clínica da Família do bairro Jardim Nova Era. Ao chegarem ao local, foram informados que só poderiam se vacinar contra a gripe depois de tomarem a segunda dose contra a Covid-19.

No entanto, a recomendação da prefeitura de Nova Iguaçu é que a vacinação da gripe seja aplicada pelo menos 15 dias antes ou depois da vacina contra a Covid-19. A partir de segunda, a nova recomendação será de 14 dias de diferença entre as duas vacinas.

Em um levantamento feito para o Site da Baixada, dos 37 postos de vacinação contra a gripe informados pela Prefeitura de Nova Iguaçu, apenas 10 atenderam as ligações. Um dos postos que atenderam as ligações foi o Centro de Apoio e Valorização da Mulher (CAV Mulher), no bairro da Califórnia, mas assim como a Clínica da Família de Jardim Nova Era, o CAV Mulher também informou que só estão vacinando aqueles que já tomaram as duas doses contra a Covid-19.

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Valverde afirmou que as vacinas contra a gripe estão sendo aplicadas apenas no período da manhã, enquanto a prefeitura de Nova Iguaçu informa que o período de vacinação vai até às 16:00 da tarde. Maria da Penha, de 66 anos, não sabia dessa informação e, ao chegar na USF Valverde no horário da tarde, precisou voltar para casa sem vacina.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Jurema, por sua vez, avisou que não está vacinando contra a gripe, mesmo aparecendo na listagem oficial da prefeitura. O descompasso entre as informações da prefeitura e as oferecidas nos postos de vacinação prejudicou a psicopedagoga Mariana Cruz, de 31 anos, que também tentou se vacinar na UBS Júlia Tavora, no Centro, mas ao chegar no local foi informada que o posto não está vacinando contra a gripe. Por telefone, a UBS Júlia Tavora, afirmou que estão vacinando apenas idosos e pessoas acamadas.

Mariana Cruz tentou ainda ir em mais um posto que aparece na listagem da prefeitura, a UBS Jardim Santa Eugênia, no bairro de Santa Eugênia, mas encontrou a UBS fechada para reformas.

O Site da Baixada tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW