Quem pode fazer Quiropraxia?
Publicado em:
A quiropraxia é uma especialidade da área da saúde que tem em seu foco a coluna vertebral, o centro de sustentação de todo o corpo humano. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a quiropraxia pode ajudar a tratar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano. Mas, quem pode fazer quiropraxia?
Quem pode fazer quiropraxia?
A quiropraxia possui poucas contraindicações e efeitos adversos, sendo destinada para:
1 – Crianças: as crianças também podem sofrer com desvios posturais e problemas que podem diminuir sua qualidade de vida. Não à toa, a quiropraxia pode ser indicada para os pequenos, que se beneficiam tanto quanto os adultos com a prática regular das sessões.
2 – Adolescentes: os problemas na postura e lesões variadas devido a esforços excessivos, como o carregar do peso excessivo das mochilas escolares, por exemplo, são problemas comuns para os jovens que encontram na quiropraxia um bom programa de tratamento. Além disso, os jovens sofrem muito com problemas emocionais, que também podem ser equilibrados com o auxílio dessa prática tão abrangente.
3 – Adultos: o dia a dia puxado no trabalho, as inúmeras obrigações e os hábitos nocivos de estilo de vida, fazem com que os adultos se beneficiem do uso da quiropraxia para garantir o equilíbrio geral do organismo.
4 – Idosos: dificuldades de locomoção, dores articulares, osteoporose e outros, podem ser tratados ou aliviados com a realização regular de sessões de quiropraxia. O fortalecimento da coluna, nessa fase da vida, é fundamental!
5 – Gestantes: a quiropraxia ajuda na redução de dores normais a essa fase e pode até mesmo ajudar a gestante com a preparação para o parto.
6 – Lesionados: pessoas que sofreram acidentes variados e que, com eles, passaram por lesões musculares, ósseas ou articulares, têm na quiropraxia um bom aliado se recuperando de forma muito mais veloz.
7 – Atletas: além do tratamento de lesões, a quiropraxia pode atuar na prevenção de novas complicações, sendo excelente para atletas que utilizam o seu corpo para a realização de suas atividades.
Mas quais as doenças que a quiropraxia pode tratar?
Abaixo você verá algumas das principais patologias e lesões tratáveis com a quiropraxia:
Pessoas com dores no pescoço, lombar e cabeça: a quiropraxia é uma boa aliada no combate a esse tipo de desconforto, atenuando-o consideravelmente e por vezes até eliminando-o por completo.
Pessoas com tensões musculares: a quiropraxia ajuda a aliviar esse tipo de problema, equilibrando o organismo e fazendo com que os músculos fiquem bem mais relaxados.
Pessoas com lesões esportivas ou de acidentes variados: atletas ou pessoas que sofreram acidentes também podem se beneficiar da quiropraxia na recuperação de lesões variadas. Essa prática é completamente não invasiva e de baixíssimo impacto, o que auxilia bastante como um tratamento complementar à fisioterapia, por exemplo.
Pessoas com problemas locomotores: mais uma vez aliada à fisioterapia, essa prática é uma excelente forma de fortalecer a coluna vertebral e o sistema nervoso, deixando-os cada vez mais aptos a realizar movimentos variados e devolvendo, pouco a pouco, a mobilidade para o paciente.
Pessoas com hérnia de disco: nem todos os casos têm indicação cirúrgica ou apresentam melhora com os tratamentos convencionais. Nesses quadros, investir em sessões de quiropraxia é uma boa maneira de reduzir o desconforto causado por esse problema.
Pessoas com problemas respiratórios: problemas como a rinite e até mesmo a sinusite, podem ter alguma ligação direta com o sistema musculoesquelético. Ao trabalhar o alinhamento da coluna vertebral, o quiropraxista pode fazer com que tais sintomas sejam consideravelmente reduzidos.
Pessoas com problemas menstruais: o ciclo menstrual pode ser um problema para muitas mulheres, como cólicas, dores musculares, dores de cabeça ou até mesmo a fadiga excessiva. Com a quiropraxia, isso pode ser reduzido de forma considerável.
Pessoas com fibromialgia: infelizmente ainda não há uma cura para a fibromialgia, que encontra na quiropraxia uma aliada para a redução dessas dores e manutenção da qualidade de vida desses pacientes.
Pessoas com desvios na postura: a quiropraxia pode ser uma boa ferramenta para a reeducação postural e redução dos problemas ligados a esse hábito nocivo.
A quiropraxia busca tratar os distúrbios acima por meio de orientação de hábitos dos pacientes, reorganização da postura utilizando técnicas específicas e exercícios e, principalmente, realizar manobras precisas, que podem restaurar as articulações e colocar o corpo para funcionar em normalidade novamente.