Japeri implementa Teste Rápido de Hanseníase

Publicado em:

Por

Japeri implementa Teste Rápido de Hanseníase

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, (30), a capacitação de diversas categorias profissionais da Atenção Básica que irão atuar com o Teste Rápido de Hanseníase. O encontro aconteceu nos períodos da manhã e tarde, no auditório do Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira.

A iniciativa contou com a equipe do Programa Municipal de Eliminação de Hanseníase e da Gerência de Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde, que durante a manhã apresentou a parte teórica e no período da tarde, recebeu pacientes com contatos assintomáticos, ainda não avaliados ou em tratamento, que compareceram para serem examinados e submetidos ao teste rápido.

A diretora do Programa, Fernanda Amaral destacou que o acolhimento e a informação são fundamentais para o paciente aderir ao tratamento da hanseníase. “É uma doença antiga que carrega um estigma milenar. Sendo assim, é fundamental que toda a equipe de saúde compreenda o que a doença acarreta à vida psicossocial do paciente, além do seu estado físico”, disse ela.

Segundo ela, uma equipe de saúde bem informada poderá realizar um acolhimento que atenda às necessidades do paciente, para um maior alcance e impacto no atendimento de Hanseníase.

Para a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Japeri, Renata Lameira, a oferta desses insumos para a avaliação dos contatos diretos dos pacientes com diagnóstico de hanseníase na rede pública de saúde, vem para somar com o trabalho já realizado no município. “Precisamos orientar e combater a desinformação e o preconceito, desta doença silenciosa e que tem cura. Nossa cidade avança no atendimento técnico e humanizado”.

Com a implantação em Japeri, o Ministério da Saúde cumpre mais uma etapa da meta de implantação em todo o Brasil no ano de 2023. A cidade já recebeu os testes que inicialmente serão realizados no programa de hanseníase para acompanhar os contatos dos pacientes em tratamento.

A hanseníase é uma doença que ainda atinge um grande número de pessoas, mas o tratamento e o acompanhamento são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, na rede de Atenção Primária da cidade.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW