Hospital do Coração de Duque de Caxias inicia operações com serviços de alta complexidade

Inaugurado em Duque de Caxias, o Hospital Municipal do Coração São José oferece tratamento cardiovascular de alta complexidade, com tecnologia de ponta e serviços 24 horas para atender pacientes da Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Hospital do Coração de Duque de Caxias inicia operações com serviços de alta complexidade

Inaugurado no dia 21 de setembro, o Hospital Municipal do Coração São José (HMCOR) oferece atendimento especializado em cardiologia, como cirurgias cardíacas de alta complexidade e tratamentos como cateterismo e revascularização do miocárdio. Localizado na Vila Flávia, em Duque de Caxias, a unidade tem capacidade para 123 leitos e prevê realizar até 22 mil cirurgias anuais.

Centro de referência cardiovascular para a Baixada Fluminense

O Hospital do Coração surge como uma importante estrutura de saúde pública, com foco em atendimento cardiovascular de alta complexidade para a Baixada Fluminense. A unidade dispõe de modernas tecnologias, como equipamentos de hemodinâmica, tomografia computadorizada e ecocardiograma, e pretende se consolidar como um centro de referência regional. Seu objetivo é reduzir a fila de pacientes que aguardam tratamentos cardíacos em toda a Baixada.

A partir de um sistema de regulação estadual, o HMCOR atenderá 24 horas por dia, recebendo pacientes regulados pelos municípios da Baixada. A expectativa é de que sejam realizados diariamente cerca de 60 procedimentos de cateterismo, além de diversas cirurgias cardíacas, como a colocação de marcapasso e angioplastia.

Estrutura moderna e ampliada

O prédio onde o hospital foi instalado era, originalmente, o Hospital São José, adquirido pela Prefeitura de Duque de Caxias durante a pandemia de Covid-19. O local passou por reformas, e um novo bloco foi construído para aumentar a capacidade de atendimento, interligado ao edifício principal por uma passarela. Com isso, a unidade está equipada para realizar os mais variados procedimentos cardíacos de alta complexidade, além de oferecer suporte em pré e pós-operatório.

Impacto para a saúde da Baixada Fluminense

A abertura do HMCOR traz um avanço significativo para a saúde pública da Baixada Fluminense, uma região que historicamente enfrentou desafios no atendimento especializado de alta complexidade. Com equipamentos de última geração e uma equipe médica qualificada, o hospital promete contribuir de maneira decisiva para a melhoria do atendimento de saúde cardiovascular, ajudando a salvar vidas e oferecer mais qualidade de atendimento para os moradores da Baixada.

Dicas Finais

Para os moradores da Baixada Fluminense que necessitam de tratamento especializado em cardiologia, o Hospital Municipal do Coração São José é agora uma das opções mais modernas da região. A unidade opera com atendimento regulado pelo Sistema Estadual, então é importante estar com os exames e documentos médicos atualizados para facilitar a entrada no sistema de regulação.

Com esse novo hospital, Duque de Caxias assume um papel importante no atendimento de saúde da região, contribuindo para uma cobertura mais ampla de cuidados cardíacos de alta complexidade.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW