Verão: Acidentes em águas rasas são a segunda maior causa de lesão na coluna

As altas temperaturas do verão têm aumentado os casos de acidentes causados por mergulhos em águas rasas. Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), essas ocorrências são a quarta maior causa de lesão medular no Brasil e se tornam a segunda durante a estação, ficando atrás apenas de acidentes automobilísticos.
Riscos e conseqüências
Esses acidentes podem resultar em sequelas graves, como paralisia dos membros superiores e inferiores, fraturas na coluna, distúrbios neurológicos e traumatismo craniano. Em casos mais severos, podem levar à tetraplegia ou paraplegia. Os principais fatores de risco estão associados à imprudência e ao consumo de álcool, afetando majoritariamente homens entre 18 e 30 anos.
Foi o que aconteceu com Marcos dos Santos, de 42 anos, que se acidentou na Praia dos Pneus, às margens da Lagoa de Araruama. Ele mergulhou de cabeça em uma região rasa e perdeu os movimentos do pescoço para baixo. “Quero alertar as pessoas para que avaliem os riscos e evitem que o pior aconteça. Em uma fração de segundos, sua vida pode mudar para sempre”, disse Marcos.
Recomendações médicas
O diretor-técnico do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), Leonam Fernandes, ressalta a importância da prevenção. “O mergulho, que deveria ser um momento de lazer, não pode se tornar um problema para o resto da vida. Evitar saltos em locais desconhecidos é essencial, pois eles são os principais causadores de lesões na coluna cervical”, alertou.
Além das lesões físicas, as sequelas podem impactar toda a família do paciente, que passa a necessitar de cuidados permanentes, além de enfrentar desafios financeiros caso a vítima seja a principal provedora da casa.
Dicas para evitar acidentes
- Nunca mergulhe de cabeça em locais desconhecidos.
- Evite consumir álcool antes de entrar na água.
- Tenha atenção redobrada em rios, lagoas e cachoeiras, onde a profundidade pode variar.
- Prefira mergulhar com os pés para frente para reduzir o risco de impacto na cabeça.
- Esteja sempre atento às sinalizações e instruções de salva-vidas.
Com medidas simples, é possível aproveitar o verão com segurança e evitar acidentes que podem mudar a vida para sempre.