Centro de Saúde Auditiva de Duque de Caxias devolve sons e transforma vidas
Centro de Saúde Auditiva de Duque de Caxias devolve sons e transforma vidas

O Centro de Saúde Auditiva de Duque de Caxias entrega, em março, dois mil novos aparelhos a pacientes que já recebem acompanhamento na unidade. Com exames de comprovação de surdez, terapia fonoaudiológica e entrega gratuita de próteses auditivas, o local se tornou um marco na inclusão e reabilitação auditiva na Baixada Fluminense. Inaugurado em agosto de 2018, a unidade já atendeu mais de 57 mil pacientes e realizou mais de 457 mil procedimentos, consolidando-se como referência no atendimento especializado.
Transformando vidas
Entre os beneficiados pelo serviço está Elisama de Andrade Silva, de 71 anos, moradora do Parque União, no Rio de Janeiro. Aos 18 anos, ela perdeu a audição de um dos ouvidos após ser vítima de violência doméstica. Durante décadas, conviveu com dificuldades de comunicação e a frustração de não poder realizar um de seus maiores sonhos: cantar. No entanto, ao conhecer o Centro de Audiologia, sua vida mudou completamente. “Ganhei um aparelho auditivo e, com ele, conquistei o que sempre quis: poder cantar na igreja. Também fiz faculdade de Teologia. Eu amo este lugar, ele me deu uma nova vida”, declarou emocionada.
Outro exemplo de superação é o de Paulo Henrique Souza Gonçalves, de 18 anos, morador do Parque Paulista. Diagnosticado com surdez desde a infância, sua mãe, Ana Paula Souza de Abreu, de 47 anos, recorda o medo inicial ao receber a notícia. “No começo, fiquei assustada, mas com o tempo percebi que, com o tratamento certo, não era um obstáculo intransponível. O aparelho auditivo que ele recebeu aqui mudou tudo. Ele se desenvolveu bastante na escola e na família. Além disso, é essencial para a segurança dele no dia a dia, pois permite que escute sinais de alerta, como freadas de carro e buzinas”, relatou.
Atendimento especializado e inclusão
A coordenadora do Centro, Cláudia Fialho, explicou que a perda auditiva pode ocorrer por diferentes fatores, como envelhecimento, uso excessivo de fones de ouvido e o uso de antibóticos ototóxicos, que prejudicam as células do ouvido. “Desde a inauguração, já entregamos mais de 33 mil aparelhos auditivos para bebês, jovens, adultos e idosos. Nosso objetivo é continuar promovendo inclusão e acessibilidade para quem mais precisa”, destacou a fonoaudióloga.
O Centro de Saúde Auditiva de Duque de Caxias reforça a importância do acesso a tratamentos auditivos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ampliando suas possibilidades de comunicação, interação social e desenvolvimento pessoal. A entrega dos novos aparelhos auditivos, em março, representa mais um passo para que muitas pessoas possam recuperar não apenas a audição, mas também a esperança de uma vida mais inclusiva e plena.