Casos de sarampo em São João de Meriti acendem alerta para vacinação
Duas crianças foram diagnosticadas com a doença no município. A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância da vacinação para evitar novos casos.

FOTO: © Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois casos de sarampo em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Os pacientes são duas crianças da mesma família, que foram atendidas no município no dia 2 de março e transferidas para um hospital da rede federal no Rio. Elas receberam alta no último dia 13 e passam bem.
Os diagnósticos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. Após a notificação, equipes de vigilância epidemiológica estadual e municipal adotaram medidas para evitar novos casos, incluindo busca ativa por pacientes com sintomas e vacinação dos profissionais de saúde que tiveram contato com as crianças.
Ação emergencial de vacinação no município
Neste sábado (22), a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São João de Meriti, promove uma campanha de imunização no bairro de Venda Velha. Profissionais de saúde farão uma varredura na região, vacinando pessoas de 9 meses a 59 anos que ainda não tenham recebido a proteção contra o sarampo.
A Escola Municipal Valério Vilas Boas Filho, em Vilar dos Teles, será a base da operação e ponto de partida para a busca ativa de possíveis casos suspeitos na comunidade. O objetivo é garantir a segurança sanitária da população e impedir novos surtos.
Situação do sarampo no estado
Em 2024, o estado do Rio de Janeiro notificou 207 casos suspeitos da doença, dos quais apenas um foi confirmado. Já em 2025, 30 casos foram registrados até o momento, com dois confirmados, dez descartados e 18 ainda sob investigação.
Outro caso recente foi registrado em fevereiro deste ano, em Itaboraí, também na Região Metropolitana. As autoridades afirmam que não há relação entre os episódios.
Sintomas e prevenção
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas respiratórias. Os sintomas incluem:
- Febre alta;
- Tosse;
- Coriza;
- Conjuntivite;
- Manchas avermelhadas pelo corpo.
A única forma eficaz de prevenção é a vacinação. O Ministério da Saúde recomenda:
- Primeira dose aos 12 meses (vacina Tríplice Viral: sarampo, caxumba e rubéola);
- Segunda dose aos 15 meses (vacina Tetra Viral: sarampo, caxumba, rubéola e varicela);
- Para pessoas de 1 a 29 anos, são necessárias duas doses da Tríplice Viral;
- Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose;
- Profissionais de saúde precisam comprovar duas doses, independentemente da idade.
Em situações de surto, crianças de 6 a 11 meses podem receber uma dose extra, conhecida como “dose zero”.
Dicas finais
A população de São João de Meriti deve ficar atenta ao calendário de vacinação e buscar as unidades de saúde para se imunizar. Em caso de sintomas, é fundamental procurar atendimento médico imediato para evitar a transmissão da doença. A erradicação do sarampo depende da adesão da população à vacinação e da rápida resposta das autoridades de saúde.