Nova Iguaçu terá Guarda Municipal munida com armas de choque, spray de pimenta e bastão

Publicado em:

Por

Nova Iguaçu terá Guarda Municipal munida com armas de choque, spray de pimenta e bastão

A criação da Guarda Municipal, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSEG) em Nova Iguaçu, foi mais um avanço na segurança pública. 38 candidatos que passaram no exame público da Prefeitura começaram nesta terça-feira (20) o curso de formação de agentes promovido pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Dentro de dois meses, mais 62 alunos vão começar a participar do treinamento. A primeira turma da Guarda Municipal de Nova Iguaçu deve começar a trabalhar nas ruas até junho, e a segunda até setembro.

A Casa do Professor, onde funciona a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi o local da aula inaugural. No entanto, durante os próximos três meses, o curso será oferecido na Escola Municipal Monteiro Lobato e em várias organizações da cidade, como a fábrica de armamento não letal. Ao todo, os alunos participarão de cerca de vinte cursos teóricos e práticos, incluindo aulas sobre direitos humanos e defesa pessoal. Os instrutores da Academia de Ensino da Guarda Municipal do Rio ministrarão esses cursos.

“Serão mais de 450 horas em três meses. Após a formação, que será feita graças a um termo de cooperação com a Prefeitura do Rio, os alunos passarão por um período de estágio junto à Guarda Municipal de lá. Eles irão atuar em localidades com realidades semelhantes às de Nova Iguaçu, como Madureira, Santa Cruz, Campo Grande e Bangu, para que possam voltar devidamente preparados”, explica o secretário municipal de de Segurança Pública, o tenente coronel Fernando Bastos, que considera a Guarda Municipal como a “guardiã do município”.

A Guarda Municipal de Nova Iguaçu monitorará as ruas, praças, instalações públicas e escolas municipais. Além disso, um grupo de choque será criado para atuar em situações imprevistas até a chegada da Polícia Militar, caso necessário. Como resultado, os alunos receberão treinamento sobre o uso adequado de armas não letais e químicas.

“Nossos guardas estarão capacitados para utilizar, de maneira responsável, armas de choque, spray de pimenta e bastão”, garante o tenente coronel.

Em 2019, o edital do concurso foi publicado e a prova foi agendada para março de 2020. No entanto, a competição foi adiada para 2022 devido à pandemia de COVID-19. Após a prova, os candidatos foram submetidos a testes de força, exames médicos, exames psicológicos e pesquisas sociais. Os agentes formarão a primeira equipe da Guarda Municipal de Nova Iguaçu em 2024, após o curso e o estágio.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW