MEIs que trabalham com vendas têm só até dia 28 para pedir Inscrição Estadual

Mais de 116 mil empreendedores já adquiriram o registro

Publicado em:

Por

MEIs que trabalham com vendas têm só até dia 28 para pedir Inscrição Estadual

O prazo para os microempreendedores individuais (MEIs) de vendas no Estado do Rio de Janeiro é até o dia 29 deste mês para o pedido voluntário da Inscrição Estadual. O registro, lançado em agosto de 2023 pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), será obrigatório para os profissionais da categoria que trabalham no setor comercial do Rio de Janeiro a partir de 30 de janeiro. Mais de 116 mil empresários do estado do Fim já se cadastraram.

A implementação da inscrição aumentou as oportunidades para os MEIs que exercem atividades com incidência de ICMS. Os profissionais com registro são autorizados a comercializar seus produtos em plataformas de mercadorias que solicitam o registro na Sefaz e compram seus itens de fornecedores que também atendem às suas necessidades. Além disso, a categoria fica liberada para emitir gratuitamente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) pelo próprio celular, no aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF).

“Muitos microempreendedores já adquiriram a inscrição junto à Sefaz e têm colhido bons frutos dessa implementação. O registro foi criado exatamente com esse objetivo: trazer inovação para os profissionais nas operações de vendas”, destacou o secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo.

Como fazer o pedido voluntário da Inscrição Estadual

Para fazer o registro, o microempreendedor deve acessar o portal da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), http://www.jucerja.rj.gov.br, clicar em “Serviços”, “REGIN”, “Serviços REGIN” e “Pedido de Legalização da Inscrição”. Concluído o procedimento, ele deve fazer o login no sistema, preencher e enviar o formulário. A solicitação é respondida em até uma hora. O MEI de venda que não fizer a inscrição no prazo pode se tornar alvo de fiscalização da Receita Estadual.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW