Comércio de Duque de Caxias insiste em manter lojas abertas
Prefeitura aumentou o número de notificações na cidade
Publicado em:
A Prefeitura de Duque de Caxias vem intensificando a fiscalização para fazer cumprir o decreto municipal que proíbe o funcionamento do comércio não essencial na cidade para evitar aglomerações e o contágio do COVID-19. A força tarefa determinada pelo prefeito Washington Reis vem se esforçando para evitar a abertura das lojas nos distritos. Nos centros comerciais, os fiscais da Secretaria de Fazenda já fizeram mais de 180 notificações a lojistas. Alguns insistem em abrir meia porta após a passagem dos agentes, apesar dos apelos das autoridades.
Fazem parte do grupo agentes das Secretarias Municipais de Fazenda e Planejamento, Vigilância Sanitária, Posturas e Segurança, que envia guardas municipais no apoio às ações. Além de fiscalizar o funcionamento do comércio, os agentes públicos conversam com moradores na tentativa de conscientizá-los sobre o uso de máscaras, também obrigatório através de decreto no município.
Pelo documento, para abrir o comércio essencial autorizado os lojistas e funcionários devem usar máscara de proteção e só autorizar a entrada no estabelecimento de quem estiver usando a mesma proteção. Nas ruas, os guardas municipais e voluntários do processo Apell diariamente ajudam na organização de filas nas agências bancárias e loterias. Nesta terça-feira (28), a força tarefa da prefeitura esteve no bairro Mantiquira, em Xerém, atendendo denúncia do não cumprimento do decreto municipal de funcionamento do comércio.