Sarau virtual da Rede Baixada Literária reaproxima escritores e leitores em Nova Iguaçu

Publicado em:

Por

Sarau virtual da Rede Baixada Literária reaproxima escritores e leitores em Nova Iguaçu

Sarau é uma reunião em torno das diversas manifestações, é o espaço de sociabilidade onde a arte é a maior protagonista. Em tempos de pandemia do novo coronavírus cuja recomendação segue a de distanciamento social, a Rede Baixada Literária tem realizado saraus através das redes sociais com o intuito de manter o contato com os leitores e dos leitores com os textos.

A Rede Baixada Literária é um coletivo de bibliotecas comunitárias que promove atividades de incentivo à leitura literária nas regiões periféricas de Nova Iguaçu como os bairros de Vila de Cava, Rancho Fundo, Ponto Chic e Bairro Amaral. São bibliotecas batizadas em homenagem a escritores relevantes no cenário nacional e local como Thalita Rebouças, Ziraldo, Paulo Freire e o saudoso iguaçuano Jota Rodrigues.

As atividades naturais nas bibliotecas são, além de empréstimos de livros para leitores cadastrados, os jogos literários, concursos de poesias, papos com autores, visitas a feiras literárias e saraus. De acordo com Nathalia Cabral, comunicadora da Rede, o Sarau Baixada Literária é uma atividade planejada para o Plano de Ação do ano de 2020. As restrições originadas pela pandemia como os espaços fechados, por exemplo, tornaram as atividades viáveis por meio do mundo virtual.

O evento deste dia 04 de setembro será o terceiro com a nova configuração e terá duração de duas horas e transmissão ao vivo através do Instagram da Rede. A ideia, segundo o coletivo, é realizar um grande encontro das diversas artes para acalentar e matar a saudade que todos sentem das ruas, das bibliotecas e das pessoas. O tema da vez é a importância da literatura, do livro e das bibliotecas e contará com participação de autores da região, apresentações artísticas como dança e música.

O coletivo mantém as atividades pelo Instagram, Facebook e Whatsapp enquanto permanecem as restrições de contato social. Segundo Nathalia Cabral, o lema da Rede Baixada Literária é a defesa do livro e reivindicação do acesso à leitura como um direito humano.

Serviço:
Instagram: @baixadaliteraria

Link da inscrição no Sarau: https://www.instagram.com/p/CEURV5lp6Yw/?igshid=19272a56dxyeg

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR