Conheça Angelo Pontes, Fotógrafo e artista visual em formação no IFRJ de Belford Roxo

Belford-roxense traz na sua arte rostos e vivências do cotidiano da Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Conheça Angelo Pontes, Fotógrafo e artista visual em formação no IFRJ de Belford Roxo

Acreditar na educação pública é uma das ideias desse jovem morador de Nova Iguaçu. Não seria diferente: Angelo Pontes, de 20 anos, teve toda sua vida educacional voltada ao ensino público. Da escola municipal ao curso técnico em produção de moda, agora em uma instituição federal, no Instituto Federal de Ciência e tecnologia (IFRJ).

Embora morador de Nova Iguaçu, Angelo nasceu em Belford Roxo, cidade onde fica localizado o campus da instituição que estuda atualmente. No dia 9 de junho a prefeitura de Belford Roxo aprovou uma lei que revoga a doação do terreno onde fica o campus do instituto . Com isso, os alunos correm o risco de não ter onde estudar.

Bolsista da revista VAN, feita pelos estudantes do IFRJ com acompanhamento dos professores, Angelo participa ativamente do que é produzido no instituto e ressalta a importância do espaço como formação de profissionais, que têm a oportunidade de serem inseridos em um mercado de trabalho antes muito limitado e restrito. “Além de uma educação de qualidade, além desse benefício, ter um instituto que ensina sobre moda, arte, cultura, artesanato a partir de uma vivência periférica é muito importante porque ajuda a gente a quebrar alguns paradigmas que permeiam essas áreas que são muito elitizadas, geralmente produzidas da elite pra elite…”, destacou.

O trabalho de Angelo retrata o olhar apurado de um jovem que leva o cotidiano na Baixada Fluminense em imagens e retratos. Recentemente, teve um de seus trabalhos publicado no instagram da Vogue Brasil, depois de ser um dos escolhidos através de um desafio feito pela revista. Durante a entrevista para o Site da Baixada, o estudante e artista falou uma palavra que representa a arte que vem da periferia: potência. “…(o IFRJ) faz a comunidade perceber que ali também tem potência, que a periferia também é potência e que a gente também tem esse poder criativo nas mãos e pode fazer acontecer”, declarou.

Para que essa potência de jovens artistas da Baixada Fluminense continue reverberando, estudantes criaram uma petição pra impedir que o IFRJ de Belford Roxo perca o terreno e pare as atividades. Para assinar é só clicar aqui.

Para conhecer e acompanhar o trabalho do Angelo, siga seu perfil em https://www.instagram.com/angelopontesph/

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW