Artista visual Sara Canto fala sobre a importância do IFRJ de Belford Roxo

Aluna da instituição, a nilopolitana enxerga no espaço um lugar de liberdade e de estímulo à criação

Publicado em:

Por

Artista visual Sara Canto fala sobre a importância do IFRJ de Belford Roxo

Há muito tempo Sara Canto, de 23 anos, tem uma relação com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, o IFRJ. Moradora de Nilópolis, viveu boa parte da vida ao lado de uma unidade de ensino da instituição, localizada no centro da cidade natal.

Apesar de ser vizinha de um dos campus – o que tornaria seu deslocamento menos custoso – Sara não se interessava pelos cursos oferecidos, mais voltados à área de exatas. Foi através de uma amiga que descobriu o IFRJ do município quase vizinho, Belford Roxo. Lá, a estudante se encontrou nas artes e percebeu no espaço a possibilidade livre de criação. “Desde o momento em que pisei na unidade já fui estimulada a criar, além de ter referências, buscar criatividade dentro das minhas próprias vivências”, destacou.

Prestes a se formar em Produção de Moda, se não fosse a pandemia do novo coronavírus, Sara contou para o Site da Baixada que seu campus é um espaço onde os sonhos nascem, em meio a uma região marcada pelo descaso do Estado. “Lá é um local onde muitos sonhos e projetos nascem. Ao mesmo tempo que nós convivemos diretamente com a realidade da Baixada Fluminense, lidando com pouquíssimos recursos e o descaso dos governantes, por outro lado é um local de muita liberdade e estímulo de criação, sabe?”. O Instituto corre o risco de perder o terreno depois de uma lei aprovada pela câmara de vereadores do município.

Bolsista de um projeto de iniciação científica, Sara conta que pretende levar às suas produções as vivências construídas ao longo da sua vida como moradora da Baixada, além de mostrar as diferentes narrativas presentes na população periférica. “…trazer a narrativa desses corpos pro meu trabalho, criar redes com outros criadores da Baixada também é de extrema importância. Além de fomentar a cultura do local, a gente ajuda o corre dx amigx!”, disse.

O IFRJ é uma instituição federal e tem 16 campi, espalhados em regiões vulneráveis, como a Baixada Fluminense, e no interior do estado. Estudantes do instituto criaram uma petição online – que pode ser assinada neste link – com objetivo de impedir que o IFRJ de Belford Roxo perca o terreno e pare as atividades.

Para conferir o trabalho da Sara Canto e segui-la nas redes sociais, é só clicar neste link: https://linktr.ee/SaraCanto

Foto de capa: Angelo Pontes.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW