Exposição vai contar histórias de pessoas negras com experiências acolhedoras na Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Exposição vai contar histórias de pessoas negras com experiências acolhedoras na Baixada Fluminense

O Coletivo Quintal dos Criadores está articulando seu primeiro projeto de impacto social, o Quilombo das Subjetividades. O principal objetivo do projeto é valorizar a vivência de pessoas negras em lugares acolhedores da Baixada Fluminense, resgatar essa memória e dialogar sobre a necessidade desses espaços para a população preta.

Essas memórias serão transformadas em uma exposição de lambe-lambe que será colada pela cidade de Mesquita/RJ. A partir das memórias organizadas, o coletivo realizará uma roda de conversa virtual com pesquisadores das áreas da arte e geografia, para ampliar o diálogo acerca da produção de arte preta e de conceitos de territórios e quilombismo.

“Convidamos todas as pessoas negras que já vivenciaram o sentimento de acolhimento ao visitar algum espaço, evento ou local aqui na Baixada Fluminense a participar dessa construção conosco. Além de democratizar a arte, pela ferramenta do lambe-lambe, iremos valorizar as nossas subjetividades enquanto pessoas negras.” declara João Vitor Pires, idealizador do projeto.

Além da exposição pelas ruas de Mesquita/RJ, toda a produção será documentada e disponibilizada em uma exposição virtual no instagram do coletivo, para acompanhar é só seguir: @quintaldoscriadores.

Para participar, basta se inscrever por meio do link: http://bit.ly/Inscrição_Quilombo

Este projeto foi contemplado no edital de artes visuais por meio da Lei Aldir Blanc da cidade de Mesquita/RJ.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW