Agenda

Roda de contistas ‘Aleatórios’ lança mais um livro com autores da Baixada Fluminense

Publicado em:

Por

Roda de contistas ‘Aleatórios’ lança mais um livro com autores da Baixada Fluminense

“Uma oficina. Um importante exercício para autores iniciantes e experientes. O Aleatórios é uma roda de contistas que promove encontros de autores, leitores e ouvintes. Os contos são escritos a partir da escolha de um dos temas propostos aleatoriamente no encontro anterior. Os textos precisam ter no máximo uma lauda e não podem ter assinatura, de modo que, quando é lido um conto, não sabemos quem é o autor”, explica Charlene França, escritora, poeta e integrante do Aleatórios. Eles estarão na Tarde de Autógrafos do livro “Contos de todos os cantos – Uma coletânea de narrativas de autores da Baixada Fluminense”, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (25), às 14h. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, Livros para Voar, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O Aleatórios é organizado pelos autores Jonatan Magella e Thiago Kuerques. Em 2017, escritores de Nova Iguaçu manifestavam o desejo de criar um espaço na cidade para os escritores de contos. Alguns autores abraçaram a ideia como Moduan Matus, que destacou a tradição iguaçuana dos contos, e Carlos Zurck, que falou sobre os saraus literários da Zona Oeste do Rio, em que os poetas levavam seus textos sem assinatura. “Aquilo nos pareceu um jogo interessante. Concordamos que faria parte do evento. Em 2019, o coletivo estava estabelecido e já integrava o cenário cultural iguaçuano. Os encontros acontecem mensalmente, sempre às terceiras terças-feiras”, conta Charlene França.

“Contos de todos os cantos – Uma coletânea de narrativas de autores da baixada fluminense” destaca histórias breves que seguem vertentes diversas, como terror, fantasia, humor, subjetividade, diálogo com as situações cotidianas, entre outros. “O objetivo do livro é apresentar narrativas sobre diversas regiões da Baixada Fluminense e suas particularidades. Cada conto tem como cenário um bairro ou cidade diferente”, afirma Charlene.

“Nova Iguaçu apresenta produção literária e cultural de grande importância para a Baixada e para fora dela. São poetas, contistas, roteiristas, atores e demais artistas empenhados em contribuir e enriquecer ainda mais o cenário cultural local. Um trabalho admirável e maduro. Iniciativas como o Aleatórios, a Baixada Literária, o Sarau Prata, Prosa e Poesia, o Poetas e afins e etc, têm se mostrado salvadoras em meio às crises que se apresentam em diversos âmbitos. Antes de tudo, a literatura resgata e a arte é em si mesma força e resiliência”, destaca a escritora Charlene França.

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

FREE
VIEW