Exposição em Japeri conta a história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Publicado em:
A exposição ‘Theatro Municipal em turnê’ está oficialmente aberta ao público japeriense. Nesta sexta-feira (12/5), a Biblioteca Municipal Carlos de Souza foi palco da cerimônia de abertura da apresentação cultural, que conta a história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A População de Japeri terá até o dia 11 de junho para prestigiar o projeto itinerante que já passou por Miracema, Cambuci e São João da Barra.
A exibição artística trouxe painéis de grandes obras a Japeri, como ‘O Quebra-Nozes’, de Tchaikovsky, ‘II Trovatore’, de Giuseppe Verdi e ‘O Guarany’, de Carlos Gomes. Francisco Braga, primeiro maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, e as bailarinas Maria Olenewa e Ana Botafogo, também são celebrados pela exposição.
O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., enalteceu a importância de Japeri ser a cidade anfitriã da exposição. “Receber uma exposição do Theatro Municipal é algo marcante para a nossa cidade, pois estamos garantindo o direito à cultura. A ideia é convidar escolas da região, ONGs e instituições culturais, e fazer com que a Biblioteca Municipal seja utilizada como um espaço cultural de fácil acesso”, comemorou.
A coordenadora do Centro de Documentação do Theatro Municipal, Laura Ghelman, destacou a proposta do projeto. “Queremos levar a história e os movimentos do Theatro para fora das barreiras do prédio físico. As cidades que não estão tão próximas do Rio de Janeiro precisam ter um contato maior com a estrutura do Theatro Municipal.”, disse.
O aluno do Colégio Estadual Barão do Rio de Branco, Kaiky William, ficou empolgado com a oportunidade de conhecer as obras e os personagens que estão marcados na história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “Gostei muito da exposição. Vi o painel que fala sobre o Francisco Mignone e fiquei interessado em aprender mais sobre a trajetória dele. É bem legal quando temos a chance de conhecer uma história nova. Temos muitas pessoas talentosas na nossa cidade e esse espaço na Biblioteca pode despertar o interesse de mais pessoas pela cultura”, contou.
A entrada para acompanhar a exposição ‘Theatro Municipal em turnê’ é gratuita. Os interessados em agendar uma visita podem entrar em contato com a Biblioteca Municipal Carlos de Souza por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 99290-9085.