Agenda

Orkestra Popular Barracão abre turnê de lançamento gratuita no Sesc Duque de Caxias

Publicado em:

Por

Orkestra Popular Barracão abre turnê de lançamento gratuita no Sesc Duque de Caxias

“XIRÊ”, show inédito da Orkestra Popular Barracão, dá início à sua turnê de lançamento na unidade do Sesc Duque de Caxias no próximo dia 12 de abril (SEX), às 15h, com entrada franca.

O nome de origem Yorubá, idioma utilizado em ritos religiosos afro-brasileiros, ”xirê” é traduzido para o português como ”roda” – utilizada para evocar os Orixás durante as celebrações nas Casas de Axé de diferentes tradições.

O espetáculo desmistifica a idealização da musicalidade produzida na periferia, difundindo diferentes gêneros musicais como: cantigas de Candomblé, funk, jazz, afrobeat, rock e reggae. A estrutura do repertório traz o referencial e a releitura de um ”xirê”, onde são cantadas as cantigas de candomblé que cultuam todos os orixás seguindo uma hierarquia, começando por Exu e por último Oxalá.

Suas inspirações musicais são das mais variadas e seguem no mesmo estilo de Jorge Amorim, Serena Assumpção, Traditionnel e Pai Cido de Oxum, perpassando a trajetória individual e coletiva do grupo.

Para o idealizador da Orkestra Popular Barracão, Victor Bruno, o resultado final é um verdadeiro agradecimento à espiritualidade e fruto de muito trabalho. ”Essa sequência de shows tem nos levado à evolução para o nosso novo formato, de orquestra mesmo, só que sem uma condução específica para dar uma autonomia maior ao grupo. Aliás, acho que é para onde estamos caminhando, cada vez mais temos nos planejado melhor, trabalhado melhor, a equipe tem crescido e estamos colhendo juntos os frutos de toda essa dedicação que vem desde 2017. Temos estreitado ainda mais nossa conexão musical às sonoridades diretamente ligadas às religiões de matrizes africanas por conta das nossas próprias experiências pessoais, enquanto indivíduos que vivem o dia a dia do candomblé, em uma região de periferia como a Baixada”.

A perspectiva dramatúrgica sonora também contribui com a necessidade de trazer à tona uma reflexão acerca de discussões antirracistas, abrindo espaço para compositores da Baixada Fluminense com o propósito de protagonismo artístico, colaborando para criação de novas políticas públicas e jurisprudências de incentivo a outros grupos, músicos e compositores residentes da região, de outras favelas e periferias do país.

O setlist do projeto “XIRÊ” apresenta um trabalho 100% autoral com classificação livre e duração de 90 minutos. O espetáculo foi contemplado pelo edital Baixada em Foco – Sesc 2024.

Nós somos o Barracão circula pelo Rio a partir do segundo semestre

O espetáculo que diz logo a que veio, apresentando a Orkestra para o público, “Nós somos o Barracão” passa pelo circuito Sesc Pulsar entre junho e julho nas Unidades: Tijuca (25/06), Nova Iguaçu (28/06), Niterói (12/07) e Madureira (19/07).

Os músicos circulam pela Baixada, Zona Norte e Niterói mostrando toda a pluralidade e autenticidade do grupo ao longo das apresentações.


SERVIÇO
Xirê – Orkestra Popular Barracão | GRÁTIS

12 de Abril (SEX), às 15h
Unidade Sesc Duque de Caxias – Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias – RJ

28 de junho
Unidade Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

Boletim Baixada

Os principais assuntos da Baixada Fluminense gratuitamente no seu email.

Quer comentar nesta matéria?

Participe da discussão financiando o jornalismo a favor da Baixada Fluminense

Assinantes do Site da Baixada podem comentar nas reportagens e ver outros comentários, contribuindo para a discussão de assuntos importantes para o território.

Deseja comentar? Faça Login, caso já seja assinante do Site da Baixada. Ainda não assina?

Assine nosso Catarse
Site da Baixada
Site da Baixada

LIVRE
VISUALIZAR